Entrevista – Coimbra está mais saudável graças à Legumes & Outros Vícios

Um negócio jovem com um conceito baseado na alimentação saudável e cujo objetivo passa por ser uma referência no setor.

Legumes & Outros Vícios

Numa época em que os portugueses estão cada vez mais preocupados com a sua alimentação, procurando alternativas saudáveis que possam incluir no seu dia-a-dia, muitas são as empresas que aproveitam para fazer negócio, com ideias que acabam por ter sucesso.

Porém, muitas dessas iniciativas são destinadas às grandes cidades do país, casos de Lisboa e Porto, com outras a ficarem algo esquecidas. Felizmente, há sempre quem tenha ideias em prática e as coloque ao dispor dos clientes.

É o caso da Legumes & Outros Vícios, em Coimbra. Estivemos à conversa com Miguel Cunha, co-fundador do projeto em parceria com Rúben Costa (chefe de cozinha), e ficámos a saber mais sobre o negócio que começou a partir de uma relação de simbiose entre dois amigos, com gosto por comida saudável e equilibrada.

Echo Boomer: Comecemos por tirar o elefante da sala e ver respondida a questão que muita gente que está de fora, certamente, deve ter: Como é que a “Legumes & Outros Vícios” nasceu?

Miguel Cunha: A história é muito engraçada. Um dos promotores da ideia já tinha uma alimentação muito cuidada e um jeito monstruoso para cozinha. Certo dia, em conversa, o outro promotor decide embarcar na jornada da perda de peso e combinam começar a treinar juntos. Este, sem jeito para cozinha e adorando as refeições saudáveis do amigo, pergunta-lhe se ele se importava começar a fazer almoços para mais um, a troco de um pagamento equivalente ao preço de custo, pelo menos.

Uma vez que o treino era sempre de manhã, quando terminava, a hora de almoço já estava à porta, logo acabou-se por juntar o útil ao agradável. Rapidamente tornou-se numa rotina e os resultados começaram, efetivamente, a fazerem-se notar, graças à sintonia entre o treino e alimentação. Após cada treino, lá iam os dois para a cozinha preparar a alimentação milagrosa. Um cheio de jeito, o outro cheio de vontade de aprender e sempre disponível para lavar a louça, como agradecimento extra. (risos)

Eis então que chegou uma altura em que se começou a falar em fazer desta rotina um negócio. Uma vez que já existia um fluxo monetário em troca das refeições saudáveis, ainda que simbólico, pensámos: porque não? Após uma breve pesquisa, percebemos que, apesar deste tipo de serviço de e-commerce já funcionar em Portugal, em Coimbra havia muito por onde explorar. Foi então que decidimos criar o Legumes & Outros Vícios.

Echo Boomer: Já nos responderam a outra questão, que era a razão pela qual decidiram começar este projeto.

Sabemos que começaram este negócio exclusivamente via encomenda online e entrega ao domicílio. No entanto, em setembro, inauguraram o vosso primeiro espaço físico. O que vos levou a apostar nisso?

Miguel Cunha: A aposta começou por manter este projeto a funcionar exclusivamente online com entregas ao domicílio duas vezes por semana, pois era mais fácil controlar os riscos e, dessa forma, íamos conseguindo perceber se este projeto tinha ou não o potencial de se tornar num negócio a valer.

Passados dois anos de provas dadas da qualidade do nosso serviço, que começou a gerar um reconhecimento com feedback muito positivo, achámos que tinha chegado a altura de impulsionar o negócio de forma estruturada.

Atualmente, apesar de mantermos a entrega única semanal ao domicílio, agora os nossos clientes também já nos podem visitar e levar o seu almoço ou jantar todos os dias.

Echo Boomer: Essa ideia de tornar o vosso projeto num negócio a sério era recente ou já a tinham em mente há mais tempo?

Miguel Cunha: A ideia já estava em cima da mesa há muito tempo. Foi só uma questão de reunirmos todas as condições necessárias para tornar essa ideia numa realidade e apostar neste novo desafio. E a verdade é que este passo já estava a ser desenhado em plano de fundo e praticamente concluído, mesmo antes da pandemia ter surgido.

Echo Boomer: Neste caso, a pandemia atrasou a transição ou veio dar tempo para reforçar bases e limar arestas?

Miguel Cunha: A pandemia atrasou ligeiramente a data planeada de abertura da loja física, mas apenas uns meses. No entanto, acabou por dar para nos organizarmos melhor e projetar tudo de forma mais acertada.

Echo Boomer: É curioso porque, enquanto durante a pandemia alguns negócios enfrentaram algumas dificuldades, houve outros a ganhar força, o que mostra também a vossa capacidade enquanto profissionais.

Continuando, o que vos distingue do resto da oferta de restauração em Coimbra?

Miguel Cunha: Em primeiro lugar é mesmo o facto de termos um conceito baseado na alimentação saudável. Isto porque, apesar de Coimbra ter excelentes restaurantes, sobretudo de comida tradicional Portuguesa, tapas e outras variedades gastronómicas, não existe nenhum restaurante com uma oferta exclusivamente saudável, sem gorduras adicionais na confecção dos seus pratos.

Em segundo lugar, algo que também nos distingue até ao momento é o modelo de encomenda. Uma vez que o cliente faça o seu pedido online, através do nosso site, pode programar a sua semana e faz a encomenda necessária, a contar com os vários dias da semana. Isto permite que organize a sua semana de forma muito mais produtiva e sem falhas num alimentação saudável, seja para levar para almoçar no trabalho ou para jantar, quando chega a casa e não tem tempo para cozinhar.

Echo Boomer: Qual é a vossa visão estratégica/objetivo a nível de desenvolvimento da marca “Legumes & Outros Vícios” e de crescimento no mercado da restauração?

Miguel Cunha: Sou sincero, o que não nos falta são ideias de crescimento e passos já pensados para a expansão da marca. No entanto, não queremos dar um passo maior que a perna e, por isso, estamos a fazer as coisas de forma gradual.

O que posso adiantar é que gostaria de tornar a Legumes & Outros Vícios numa referência do setor alimentar saudável, seja a título interno ou a fazer deste negócio um franchise, com uma forte presença em todo o território nacional, mas sem abdicar da qualidade que já nos caracteriza.

Legumes & Outros Vícios

Após uma breve visita ao website da Legumes & Outros Vícios, percebe-se rapidamente que é bem estruturado, intuitivo e bem explicado. Do modo operandi à constituição (ingredientes) das refeições, há preocupação pela perceção do consumidor e em deixá-lo a saber exatamente o que está a comer.

Sendo que a experiência numa refeição por encomenda não começa na mesa, mas sim na plataforma onde a fazemos, podemos confirmar que os responsáveis da Legumes & Outros Vícios tudo farão para que tenham ótimos momentos nos períodos em que a fome aperta.

A loja nº9 da Calçada São Sebastião, em Santo António dos Olivais, beneficia também da boa localização, numa zona com pouco trânsito e com estacionamento gratuito. Posto isto, se não gostam de enfrentar o stress na hora de ir buscar comida, podem estar descansados.

No que toca às entregas das encomendas feitas na loja online, a empresa abrange as zonas de Coimbra, Cantanhede, Figueira da Foz e Aveiro. Aproveitem ainda o desconto de 20% na primeira encomenda. Basta inserirem o código promocional 1STORDER antes de finalizarem o processo.

Sigam-nos

10,845FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

Free Now acaba de chegar a Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz

Quer isto dizer que já é possível viajar pelo centro do país com recurso aos serviços desta empresa.

The Last of Us Part II – À conversa com Joana Ribeiro, a voz de Ellie

"É um dos jogos mais cinematográficos que já vi."

Too Good To Go já chegou a Braga e a Coimbra

A empresa dinamarquesa acaba de ficar disponível em cidades como Braga e Coimbra, pelo que, a partir de agora, os habitantes dessas cidades podem evitar muito desperdício alimentar.

Decathlon abre segunda loja em Coimbra esta semana

Assim, o município passa a contar com dois estabelecimentos da marca, uma vez que a loja Decathlon Coimbra Taveiro irá manter-se aberta.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Glovo também já funciona em São João da Madeira

A plataforma está agora presente na cidade ex libris da indústria do calçado em Portugal.

Embalagens de alumínio reutilizáveis da h&s, Pantene, Herbal Essences e Aussie chegam ao mercado em 2021

O lançamento das primeiras embalagens reutilizáveis de alumínio das marcas P&G de cuidados de cabelo, bem como o seu novo sistema de refill, permitirão que milhões de famílias em toda a Europa reduzam, reutilizem e reciclem os seus packages.