O Volvo EX30 tem tem tudo para conquistar até os mais puristas da marca, ainda que, esteticamente, não seja não seja um carro consensual.
Desde que comecei os ensaios a automóveis no Echo Boomer, algo ainda muito recente, tive logo como objetivo experimentar um Volvo. Dito e feito: recentemente, sentei-me ao volante do Volvo EX30, que chegou ao nosso país no ano passado.
Combinando um design escandinavo minimalista e futurista, com tecnologia de ponta e uma forte aposta na sustentabilidade com a presença de inúmeros materiais reciclados, este pequeno gigante tem muitos argumentos para agradar a potenciais interessados.
Exterior
O Volvo EX30 apresenta-se ao serviço com as suas linhas minimalistas e aerodinâmicas, que lhe conferem uma presença elegante e moderna. Junta-se a isto uns icónicos faróis de LED em forma de “Martelo de Thor”, um símbolo inconfundível da identidade da marca. Já a silhueta lateral é definida por linhas fluídas e proporções equilibradas, com destaque para as maçanetas embutidas, que contribuem para a aerodinâmica e para a sensação de leveza visual.
Na traseira, os faróis verticais, que se estendem elegantemente pelas colunas, criam uma assinatura luminosa distintiva e contemporânea.
No entanto, este não é um carro com um design consensual, pois há quem adore todas estas linhas arrojadas e futuristas… como há quem não goste, de todo, destas linhas inseridas num carro da marca Volvo.
Interior
Em termos de interior, o EX30 é de todos (senão quase todos) os modelos da Volvo o mais minimalista, fazendo até lembrar o veículo de uma marca norte-americana que testei há uns meses.
Temos então à nossa disposição no posto de condução um ecrã central tátil de 12,3 polegadas colocado na vertical, um volante com alguns botões, uma haste à esquerda para luzes e limpa-vidros e, claro, uma haste seletora de marca do lado direito.
Para além disto, temos também algumas arrumações entre o banco do condutor e o passageiro, com duas fichas UBS-C e um carregador de indução colocado na diagonal, por baixo do tablier.
Outra das características que me fizeram lembrar de outro veículo foi a questão de o porta-luvas ser aberto mediante seleção no ecrã central e a sua abertura poder ser protegida por código (Onde é que já vimos isto?…).
Indo agora para os lugares traseiros, temos espaço um pouco curto para as pernas, mas perfeito para levar três crianças/adolescentes. Contudo, se os ocupantes tiverem todos cerca de 90kg e 1,78 de altura, o caso muda de figura, sendo o mais apropriado o transporte apenas de duas pessoas nos bancos de trás.
Ainda nos lugares de trás, temos à disposição mais duas fichas USB-C para carregamento de dispositivos eletrónicos durante uma viagem no EX30.
Quanto ao sistema de infoentretenimento, acessível através do já referido ecrã central vertical de 12,3 polegadas, é bastante limpo e intuitivo, sendo assim bastante simples configurar algumas das opções do carro, como por exemplo a mudança de cor dos leds, consoante o tema selecionado, ou até a personalização do som do sistema sonoro deste veículo.
Tenho ainda de confessar que este EX30 tem um dos melhores sistemas de som que encontrei num veículo de produção em série, desenhado e implementado pela Harman Kardon. Ao tocar algumas músicas que puxam mais pelos graves, reparei logo no seu fantástico subwoofer a fazer competentemente o seu trabalho e a transportar-me, por momentos, para o centro de um concerto ou festival. Muito, muito bom.
Em estrada
Começo por dizer que o Volvo EX30 é muito confortável. Arrisco-me até a dizer que este é um dos modelos elétricos mais confortáveis no mercado, num segmento de veículos onde costuma a reinar a dureza, tendo em conta o elevado peso das baterias conjugado com outros fatores, como é o exemplo do baixo perfil dos pneus usados em veículos elétricos.
Ao circular em estradas de paralelos, mal pavimentadas ou até sem alcatrão, o EX30 ofereceu-me sempre um conforto acima do expectável, ao não sentir qualquer irregularidade na via de forma demasiado veemente dentro do habitáculo.
Quanto à dinâmica em estrada, gostei também da agilidade deste modelo, tanto em autoestrada como em estadas sinuosas, acabando por dar garantias de que estava ao volante de um carro superseguro.
Consumos
Quanto a consumos, registamos valores na ordem dos 19,7Kwh num misto de 37km em circuito urbano e cerca de 110km exclusivamente em Autoestrada.
Estes são assim valores um pouco acima dos cerca de 17,5/18Kwh registados noutros modelos existentes no mercado.
Já em percursos exclusivamente extraurbanos, sem utilização de autoestradas, a média conseguida foi consideravelmente mais simpática, tendo nós conseguido registar 15,6kwh em cerca de 75,5km.
No final da nossa viagem, terminámos os nossos testes de consumos ao fim de 422 km, fazendo uma utilização urbana, extraurbana e autoestrada e acabamos a registar uma média de 17,1kwh o que consideramos adequado tendo em conta o veículo em questão.
Veredito
O Volvo EX30 tem tem tudo para conquistar até os mais puristas da marca. Ainda que esteticamente não seja não seja um carro consensual, esta é uma escolha racional para quem procura um veiculo elétrico inovador com capacidade de percorrer centenas de quilómetros sem qualquer tipo de sobressalto.
O Volvo EX30 está disponível desde 39.554€.