Ensaio ao smart #1 BRABUS – Um verdadeiro lobo em pele de cordeiro

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O smart #1 BRABUS é um SUV compacto elétrico que se destaca pela sua potência e desempenho. Com um preço algo elevado, poderá, no entanto, aproximar muitos aficionados por pequenos desportivos e com potência para dar e vender.

Certamente quase toda a gente conhece a smart, marca que pertenceu à Daimler – grupo que detém a Mercedes – e que produziu diversos modelos que, ainda hoje, marcam presença nas nossas estradas, sendo o Fortwo e o Forfour dois dos grandes ícones da marca.

Os anos passaram-se e, em 2019, a Daimler e a Geely, que atualmente detém diversas marcas tais como a Volvo, decidiram mudar o rumo da marca Smart e dar um passo gigante em direção ao futuro, passando a produzir veículos exclusivamente SUV’s elétricos, adotando agora denominações sequenciais para os seus modelos: o #1, o #3 e o #5.

Apesar de todas estas mudanças, a smart continua também a contar com a sua história parceria com a BRABUS, que pega num simples modelo da marca e os transforma em máquinas com design desportivo e bastante potentes.

Desta forma, fui desafiado pela smart para testar o seu mais recente SUV #1, na sua versão BRABUS. Portanto, acompanhem-me nas próximas linhas.

Por fora, a primeira sensação que tenho é que estou na presença de um novo Smart #1, mas com uma série de alterações tomadas a cabo pela BRABUS, tais como a presença de diversos detalhes a encarnado nos acabamentos dos para-choques, estribos de travão e embaladeiras, entradas de ar no capot, para-choques e jantes e aileron traseiro desportivos. Já a cor desta unidade ensaiada, cinza-mate, acaba por lhe assentar que nem uma luva, contrastando na perfeição com todos os pormenores desportivos presentes no exterior da viatura.

Em termos de bagageira, são cerca de 313 litros de capacidade de carga, com os bancos traseiros em posição normal, e cerca de 976 litros de capacidade de carga, com os bancos traseiros rebatidos, caso seja necessário transportar algo de maiores dimensões.

Já dentro do #1, percebe-se claramente todos os ajustes efetuados pela BRABUS, tendo em conta o modelo base. Tem-se à disposição de série um volante desportivo em Alcântara com costurado a vermelho e com aquecimento, cintos de segurança igualmente vermelhos, pedais desportivos, bancos do condutor e passageiro ventilados e aquecidos, bancos elétricos do condutor e passageiro e, ainda, uma funcionalidade de entrada fácil com ajuste do banco do condutor a cada entrada/saída do veículo. Para além disto, fica bastante patente a qualidade empregue nos materiais usados no painel de bordo, portas e estofos que, juntamente com o LED que percorre todo o painel de bordo e portas, acaba por colocar a atual Smart a um nível totalmente superior, comparativamente aos modelos do passado.

Para quem vai atrás, a smart disponibilizou espaço mais do que suficiente na segunda fila de bancos para que duas pessoas adultas, ou até três crianças, viagem sem problemas. O espaço para as pernas não abunda, mas é mais que suficiente, tendo em conta que estamos na presença de um B-SUV.

Quanto ao sistema de infoentretenimento, temos à nossa disposição um ecrã central de 12.8 polegadas com 12GB de RAM e 128GB de armazenamento com software totalmente desenhado e desenvolvido pela própria Smart e que corre com bastante fluidez e performance. É assim possível, com poucos toques, aceder a todas as potencialidades e informações do #1 BRABUS de forma bastante fácil e rápida. Outro dos pontos aos qual dou destaque neste modelo é a presença de um sistema de 13 colunas Beats, que fornece a melhor experiência sonora possível durante as viagens a bordo deste Smart #1 BRABUS.

Tudo isto fica a roçar a perfeição quando ainda temos à nossa disposição um Painel de instrumentos LCD Full HD de 9,2 polegadas, mostrando em resumo todas as informações essenciais de condução, e um Head-up display de 10 polegadas que projeta todas essas informações no vidro, para que não haja distrações durante a condução.

Tive também a oportunidade de testar a aplicação Hello Smart que, apesar de ainda se encontrar em desenvolvimento, já tem muitas coisas boas para oferecer, tal como a possibilidade de configurar uma chave digital, de modo a que possamos usar o nosso smartphone como chave do carro. Para além desta funcionalidade, é também possível, a partir desta app, consultar a autonomia e nível de carga do nosso veículo, verificar a temperatura do habitáculo com possibilidade de ligar a climatização remotamente para a temperatura que desejarmos, aquecer bancos, trancar e destrancar a viatura e, até, ativar a buzina.

Partindo agora para o Test drive em estrada, fiz alguns trajetos em autoestrada e circuito urbano e extraurbano, sempre em modo Conforto, para perceber ao certo qual o comportamento e consumos deste Smart #1 BRABUS.

Começando pelo comportamento em estrada, comprova-se claramente que existiu um aprimoramento na suspensão desta versão do Smart #1, que facilmente ficou demonstrado pela estabilidade em curva sem nunca comprometer o conforto. A diversão aumentou quando mudei o modo de condução para o BRABUS e testei momentaneamente os 428 cavalos de potência. Este modo levou-me dos 0-100km/h nuns surpreendentes 4 segundos, acabando por me fazer esquecer que estava dentro de um Smart #1. É de notar que toda esta entrega só é possível uma vez que o modo BRABUS faz ativar um segundo motor neste Smart #1, que nos oferece tanto toda a potência existente, como tração às 4 rodas em simultâneo, sendo este o primeiro modelo da marca com esta capacidade.

Falando agora de consumos, em circuito urbano e extraurbano, portanto dentro e fora da cidade, fiz cerca de 72km e obtive uma média que rondou os 18.6kwh/100km, consumo este algo elevado para um veículo utilitário, mas não em demasia para um desportivo BRABUS. A autonomia disponível nesta altura era de 263km para um total 335km (distância percorrida + autonomia disponível).

Já numa viagem maior, compreendendo um misto de circuito extraurbano e autoestrada, consegui uma média de 16.6kwh/100km para um trajeto de 230km, média esta mais do que ajustada ao modelo em questão. A autonomia disponível nesta altura era de 161km para um total de 386km (distância percorrida + autonomia disponível).

No final da viagem, consegui uma média de consumo total na ordem dos 16.8kwh/100km após percorrer cerca de 563km.

Quanto aos carregamentos, levar um smart #1 BRABUS dos 42% aos 100% com carregamento AC a 29A (cerca de 11kwh), demorou cerca de 7 horas a concluir, tempo este que podia ter sido drasticamente reduzido caso tivesse um carregador AC de 22kwh disponível. Neste caso, o carregamento ficaria concluído em metade do tempo.

Testei ainda o carregamento DC apenas a metade da capacidade oferecida por este smart (150KW) e, mesmo assim, obtive um tempo bastante reduzido para ir dos 62% de carga até aos 100%: cerca de 45 minutos. Acredito que este tempo poderia ser reduzido para metade caso o posto DC fosse de 150KWh.

No fim de contas, o smart #1 BRABUS é um SUV compacto elétrico que se destaca pela sua potência e desempenho, com 428 cavalos e capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos. Além do desempenho, o carro oferece uma experiência de condução equilibrada e confortável e consumos adequados ao tipo de veículo que é, um B-SUV com dupla motorização elétrica.

Um dos fatores menos agradáveis nesta versão BRABUS do #1 é, claramente, o preço. O preço do #1 BRABUS (versão ensaiada) é de 51.950€ + impostos, o que totaliza 52.492€, preço este que acabará por afastar muitos dos que pretendam apenas um B-SUV com estilo, mas que irá aproximar muitos aficionados por pequenos desportivos e com potência para dar e vender.

O Smart #1 BRABUS está disponível para encomendas junto de qualquer concessionário smart em Portugal.

Hugo Faria
Hugo Faria
Licenciado em Informática de Gestão e com Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão na Coimbra Business School, fui um dos que contribuiu, do ponto de vista tecnológico, para o nascimento do Echo Boomer. Tenho uma paixão que se divide pela tecnologia, pela música e pelos automóveis, tópicos esses que são explorados por mim em cada artigo que escrevo e publico por aqui.
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