O Renault Rafale Atelier Alpine 300cv 4×4 é uma proposta sólida, competitiva e diferenciada em termos de eficiência, espaço e equipamento.
Depois do lançamento do Renault Rafale na versão de 220cv tração frontal, eis que surgiu, durante este ano de 2025, uma versão de topo deste modelo da Renault: 300cv de potência, tração às 4 rodas, Hibrido Plug-in e nível de equipamento Atelier Alpine. Este é a versão premium SUV coupé Rafale, destacando-se aqui as afinações do chassis levadas a cabo pelos engenheiros da Alpine.
É de salientar as várias melhorias introduzidas neste modelo, nomeadamente no conjunto de suspensão e barra estabilizadora, bem como a introdução da suspensão ativa com câmara preditiva, 4Control Advanced e jantes de 21’ – tudo afinado sob rigor desportivo de marca Alpine. Além disso, apresenta uma aparência estética exclusiva, com pintura “Azul Cume Acetinado”, spoiler “Preto Estrela” e tapetes em tons azulados.
Por fora, se o Renault Rafale já chamava bastante a atenção por ser um carro com linhas bastante diferenciadas em termos estéticos, com esta cor Azul Cume Acetinado e com jantes desportivas de 21’, com assinatura Alpine o Rafale dá um salto para um patamar premium do segmento C SUV. Outros dos elementos que dão toques premium a este Rafale são a presença do teto panorâmico, com sistema Solar Bay que permite colocá-lo transparente ou opaco, que contrasta na perfeição com os acabamentos do teto e spoiler em Preto Estrela.
Outras grandes diferenças encontradas para a versão de 220cv do Renault Rafale são os pormenores mais agressivos e reforçados dos para-choques nesta versão de 300cv, o que incumbe ainda mais um espírito mais desportivo neste modelo C SUV, e a presença de duas tampas nos painéis traseiros do Rafale, um para abastecer de combustível e outro para carregar a bateria de 22kWh.
Quanto ao interior do Renault Rafale, este é quase todo igual à encontrada na versão Espirit Alpine, mas com a presença de diversos pormenores aprimorados pela Alpine, como por exemplo a presença de bancos de pele vegan e alcatra, inclusão do detalhe atelier Alpine em diversos locais do habitáculo, introdução de tapetes azulados premium com logotipo Alpine, presença de iluminação ambiente personalizável em mais zonas e oferta de Climatização tri-zona em vez do bi-zona. Já o sistema de info entretenimento é o mesmo já inserido em tantos outros modelos da Renault, composta por um ecrã vertical de 12’’ com sistema operativo OpenRLink – assente no Android Automotive OS 12 -, um painel de instrumentos digital de 12,3’’ e um sistema de som Harman Kardon de 12 altifalantes com perfis sonoros assinados por Jean-Michel Jarre, possibilitando uma experiência acústica de outro nível.
O software pouco difere de outros modelos Renault, existindo, ainda assim, alguns pormenores interessantes, como a possibilidade de regular não só o nível de 4Control, como também o nível de precisão da suspensão preditiva do Rafale, o que permite manobrar com mais ou menos facilidade/conforto este carro de 4,71 metros de comprimento.
Ainda no software, um ponto menos positivo é, certamente, a aplicação MyRenault, pois comparativamente à concorrência direta, e apesar de possibilitar a pré-climatização do habitáculo e controlar o carregamento do nosso veículo, continua sem oferecer opções que se estão a tornar mais comuns no mundo automóvel. É o caso da Digital Key ou, até, da abertura de portas e bagageira com apenas um clique.
Falando agora na bagageira do Renault Rafale, temos à nossa disposição uns generosos 528L de capacidade que podem ser expandidos até aos 1600L – no caso de termos os bancos rebatidos. Debaixo do tapete da mala temos ainda disponíveis alguns compartimentos de arrumação para os cabos e ferramentas habituais, de modo a que não andem a “rebolar” na nossa bagageira quando fazemos uma curva.
Conduzi o Renault Rafale durante 728km de forma a ter uma melhor perceção acerca do seu comportamento em estrada, performance e consumos… e não é que fiquei bastante agradado?
Começando pelo comportamento em estada, esta versão Rafale dispõe de suspensão regulável e preditiva com três modos à escolha: o Conforto, o Dinâmico e o Desporto. No modo Conforto temos à nossa disposição uma suspensão mais suave, que amortece grande parte das irregularidades encontradas no piso, e um sistema 4Control ligeiramente menos eficaz que, de certa forma, limita a brecagem do veículo em manobra em espaços mais apertados. Já o modo Dinâmico ajusta a suspensão, o 4Control e a direção para níveis intermédios, fazendo com que o carro fique mais firme em estrada. Por último, no modo Desporto, para além dos ajustes feitos na suspensão, no 4Control e na direção, temos também à nossa disposição os 300cv de potência, graças à ativação do segundo motor elétrico.
Relativamente aos consumos do Renault Rafale, registei uma média de 19.1kWh/100km e 0.4L/100km em cerca de 50km percorridos em circuito urbano, 20.7kWh/100km e 3.7L/100km em cerca de 124km percorridos em autoestrada, e 21kWh/100km e 3.4L/100km em cerca de 97km.
Deste percurso, registei um consumo médio de 20kWh/100km e de 3.5L/100km, valores bastante bons para um veículo com estas características.
De forma a registar o consumo médio deste Renault Rafale, parti em seguida para um teste mais exaustivo. Optei por fazer um percurso de cerca de 700km com 100% bateria na partida, e sem mais nenhuma carga, e obtive um consumo de 19.2kWh/100km e 7L/100km. No final, obtive uma subida de 4L/100km no consumo médio quando já não tinha mais autonomia disponível da bateria de tração. Ainda que mais alto, não achei um consumo totalmente descabido tendo em conta as dimensões, peso e potência deste Rafale 300cv.
Efetuei também uma carga de teste a 7kWh para perceber a velocidade de carregamento deste Rafale. Com carregador CA a bordo de 7.4kWh, constatei que este Renault Rafale vai dos 22% aos 80% de bateria em cerca de 1h43, e até aos 100% em cerca de 2h30, valores estes expectáveis para carregamento de um veículo a 7.4kWh, capacitado de uma bateria de 22kWh.
Depois de toda esta aventura com o Rafale Atelier Apline 300cv 4×4, posso dizer que a Renault decidiu subir a parada rumo a um tipo de segmento superior, evidenciando aqui um salto qualitativo em termos tecnológicos e dinâmica em estrada que poderemos encontrar num “super-híbrido” 4×4. As afinações no chassis e a suspensão preditiva inteligente são dois pontos que fazem a diferença, tornando assim este Rafale mais confortável e ágil para uma condução de dia a dia, ou mais desportivo e preciso, tudo apenas à distância de um toque no OpenRLink.
O Renault Rafale Atelier Alpine 300cv 4×4 é uma proposta sólida, competitiva e diferenciada em termos de eficiência, espaço e equipamento, tendo como principal target quem procura um SUV híbrido premium com identidade própria e design um pouco fora do comum.
Em Portugal, o preço do Rafale Atelier Alpine arranca nos 58.300€ e poderá subir aos 62.340€ no caso de escolherem a opção bi-color acetinada da carroçaria, sistema de som Harman Kardon e Head-up display, como era o caso da unidade ensaiada. Este encontra-se desde já disponível para aquisição em qualquer concessionário Renault em Portugal.