Spoiler alert: provavelmente será melhor irem diretamente à loja…
Nunca ouviram falar na Colis Colis? Eu também não, pelo menos até recentemente, mas a verdade é que tem um conceito que, à partida, parece muito interessante: permite-nos comprar encomendas perdidas, não reclamadas ou esquecidas em trânsito pela Europa. Trata-se de um conceito de loja pop-up que transforma esses pacotes em “caixas surpresa”, disponíveis para compra com base no peso.
O que é que isto interessa aos portugueses? É que, neste mês de dezembro, o UBBO, na Amadora, recebeu a primeira loja pop-up da Colis Colis no país. E, como seria de esperar, tem sido uma loucura constante.
Como é que se pode comprar? Basta escolher a encomenda e depois pagar ao kg. E sim, podem pegar, abanar e tentar adivinhar. Isto porque só podem abrir a encomenda depois de efetuarem o pagamento. E quanto a preços, funciona da seguinte forma: até 1kg de encomenda pagam 24,99€. A partir dos 2kg, cada kg passa a custar 21,90€.
Claro, pode-vos calhar a sorte grande… ou nem por isso. Mas a Colis Colis promete “desde a mais recente tecnologia a jóias vintage, livros raros e roupas de marca”. No fundo, “cada pacote é uma cápsula do tempo, uma janela para uma história desconhecida, pronta a ser descoberta e apreciada pelo seu novo proprietário”.
Por exemplo, o Echo Boomer sabe de um caso de alguém que, por 31€, conseguiu uma mala da Carolina Herrera, uma powerbank e colas de sapateiro. Outro caso é de alguém que terá gastado à volta de 70€ e que terá conseguido um sobretudo avaliado em 120€ e dois pares de Nike Air Max. Foi, portanto, um bom investimento.
No entanto, há um senão: para quem vive muito longe da Amadora, como por exemplo no norte ou sul do país, os custos podem ser difíceis de justificar para uma deslocação a Lisboa. Pois bem, e se vos disser que também adquirir online estas encomendas nunca reclamadas pelos destinatários? Foi precisamente isso que fiz, para mostrar aos nossos leitores se, de facto, vale a pena investirem o vosso dinheiro. E sim, gastei do meu próprio dinheiro.
Compensou fazer uma encomenda online da Colis Colis?
Uma das vantagens é clara: uma pessoa evita perder tempo em deslocar-se, logo aí poupando recursos. Além disso, o preço por kg é mais barato: online fica a 17€/kg, consideravelmente menos que os valores praticados em loja: 24,99€ até 1kg e 21,90€ por cada kg a partir dos 2kg de encomenda. Mas nem tudo é bom, pois existem as desvantagens.
Uma das desvantagens é que, online, o valor mínimo de encomenda são 85€, ou seja, 5kg de encomendas mistério. É um valor algo avultado e que não conseguem controlar, contrariamente ao que se passa em loja, que podem gastar bem menos que isso, pois são vocês que decidem o que querem trazer em termos de kg.
Mais: online tem também o senão dos portes. Neste caso, o valor é sempre o mesmo: 22,30€, independentemente do valor da encomenda. Portanto, façamos as contas: online, são obrigados a gastar um mínimo de 107,30€ (85€ pela caixa de 5kg + 22,30€ de portes). É um valor avultado, mas, ainda assim, compensa na mesma relativamente a comprar os mesmos 5kg em loja, que ficaria em 112,59€ (24,99€ do primeiro kg + 87,60€ de 4kg a 21,90€ cada kg).
Lá está, apesar de compensar online, fisicamente dá sempre para controlar os gastos, além de que, em loja, os clientes querem tentar adivinhar o que está no interior de cada caixa, algo que online é impossível. E, como aqui no Echo Boomer gosto de arriscar, foi mesmo isso que fiz.
Assim que reparei que era possível adquirir uma encomenda online da Colis Colis, lá gastei um valor considerável, juntamente com outro amigo. E mais: ainda poupámos face aos valores atualmente praticados.
Sim, fizemos uma encomenda de 10kg no valor de 140€, mais portes, e pelos vistos foi mesmo no timing certo, pois no dia seguinte já esse valor tinha subido para os 170€, mais portes. No entanto, isto acaba por ser um detalhe insignificante no grande esquema das coisas, pois a nossa encomenda foi uma autêntica desilusão.
Portanto, e respondendo à pergunta: Vale a pena comprar online na Colis Colis? A resposta é um rotundo NÃO. Pelo menos tendo em conta a minha experiência.
Começámos por fazer a encomenda no dia 7 de dezembro, sendo que apenas a recebemos ontem, dia 18 de dezembro. Portanto, foram 11 dias até receber a encomenda, que saiu diretamente do UBBO para as nossas instalações.
Além do tempo de espera, esta experiência correu também mal de outra forma: no dia em que a encomenda devia ter sido entregue, tive de deslocar-me aos CTT para ser eu próprio a levantar a encomenda – o meu amigo estava no seu local de trabalho, portanto calhou-me a mim. Porquê? Os CTT, quando têm uma encomenda volumosa, preferem, por algum motivo, não entregar na casa do cliente, deixando a encomenda para ser levantada no posto de correio mais próximo. Uma vez que sabia que a encomenda deveria ter sido entregue ontem, fui consultando o estado da mesma, até deparar-me com o clássico “O destinatário não atendeu”, quando nem sequer tocaram à campainha.
Portanto, aviso feito: caso queiram arriscar, fiquem a saber que, muito provavelmente, terão de deslocar-se até ao posto CTT mais próximo para levantar a vossa encomenda.
Quanto ao conteúdo da caixa em si, é um rotundo falhanço. É, basicamente, aquilo a que chamamos de entulho, ou “chinesices”: produtos de qualidade duvidosa e que se percebe que ficaram perdidos de envios feitos por parte de vendedores registados em plataformas como Temu, AliExpress e outras.
No nosso caso, recebemos peças de roupa de péssima qualidade, um cinto, dobradiças para a porta, parafusos, um descascador, um “smartwatch” que nem marca tem, pantufas, anéis, relógios que devem custar 1 ou 2€ cada, uma manta, brackets de aparelhos dentários, capas para smartphones… Ou seja, tudo produtos irrelevantes, reles e que encontram naquelas típicas feiras.
Nem tudo foi mau, no entanto. De valor conseguimos uma bateria para uma trotinete elétrica da Xiaomi, uns óculos da Leatt – a não ser que sejam falsos – para motocross, uma pen bluetooth… e foi isso (segue em baixo uma foto daquilo que considero ter sido o mais “valioso” desta encomenda). Resumindo, foi um péssimo investimento, e jamais poderei recomendar que façam o mesmo, tendo em conta a minha experiência.
Como disse anteriormente, online há vantagens, mas também há desvantagens. Por exemplo, na encomenda que recebi, existiam imensos pacotes pequenos que se percebia que o conteúdo seria inútil, e isto é algo que presencialmente é possível controlar. Além disso, as próprias embalagens podem denunciar a origem de um produto – se vier da China tem tudo para correr mal -, e na loja isso é algo que também se pode tentar perceber. Online? É impossível.
Além disso, nem tudo são produtos novos, como a ColisColis apregoa. Por exemplo, apanhei um produto que ia numa caixa com uma etiqueta “Amazon Return“, o que significa que foi um produto devolvido por alguém à Amazon, logo usado.
Convém também salientar que, em várias das embalagens que recebi, é possível ter acesso às moradas completas dos destinatários originais, bem como ao seu nome completo, isto porque existem embalagens dentro de embalagens – as embalagens exteriores têm esses dados sensíveis queimados, mas no interior é algo que não dá para controlar. E isto, para algumas situações, pode ser problemático.
De resto, e se quiserem mesmo arriscar, mais vale irem diretamente à loja. Mas, se visitarem o espaço, não entrem com aquele pensamento de que irão lucrar…