No dia em que se celebram 120 anos da inauguração da Livraria Lello, a prenda foi dada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro.
Quase todos os portugueses já ouviram falar da Livraria Lello, a livraria no centro histórico do Porto considerada por muitos a “mais bonita do mundo“. A escadaria imponente e a potencial ligação à saga Harry Potter ditou a fama do estabelecimento que, esta terça-feira, 13 de janeiro, celebrou os 120 anos da inauguração do espaço, que abriu em 1906.
A cerimónia de aniversário contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que deu uma prenda aos portuenses. De acordo com o Jornal de Notícias, o primeiro-ministro afirmou que “o Governo já tem em circulação legislativa o diploma que vai reclassificar este edifício da Livraria Lello como monumento nacional e, portanto, será definitivamente assumido em letra de lei“.
Mas esta não é a única novidade saída do evento. A livraria Lello vai ganhar uma nova imagem, com o azul a tornar-se a cor oficial, e nome. O nome da cidade passa a fazer parte do nome oficial da livraria, passando, assim, a chamar-se Livraria Lello Porto, de forma a intensificar a ligação do Porto ao espaço, como refere a TSF.
Para junho está marcada a expansão da livraria, com a abertura de um espaço assinado por Álvaro Siza. A inauguração da instalação artística é comissionada ao artista que “viveu a censura em primeira mão“. A remodelação da livraria já vem desde 2021.
