Ao que tudo indica, um novo projeto de Titanfall foi cancelado.
A Electronic Arts voltou a despedir uma quantidade substancial de trabalhadores, terminando também alguns projetos em desenvolvimento. De acordo com Jason Schreier para o Bloomberg, ao todo terão sido afetados cerca de 400 trabalhadores, 100 dos quais pertenciam à equipa da Respawn Entertainment.
Segundo as informações divulgadas, a equipa da Respawn Entertainment foi a mais afetada ao ponto de um dos seus projetos ter sido mesmo cancelado. Schreier chega mesmo a reportar que se tratava de um novo jogo do universo de Titanfall, ao estilo de um extraction shooter, chamado “R7”. Também é sabido que o estado de desenvolvimento do jogo era muito embrionário e que no início do ano outro projeto sem descrição também foi cancelado.
“Na Respawn, ideias arrojadas, riscos criativos e uma narrativa apaixonada sempre definiram quem somos. Esse espírito levou-nos a alcançar grandes sucessos — e também a ultrapassar momentos difíceis.
À medida que afinamos o nosso foco para o futuro, decidimos abandonar dois projetos em fase inicial de incubação e realizar alguns ajustes específicos nas equipas de Apex Legends e Star Wars Jedi. Estas decisões não são fáceis, e estamos profundamente gratos a todos os membros das equipas afetadas — a sua criatividade e contributos ajudaram a construir a Respawn como ela é hoje. Estamos a oferecer apoio significativo a quem foi impactado, incluindo a possibilidade de explorar novas oportunidades dentro da EA.
Olhando em frente, o nosso compromisso com experiências centradas nos jogadores mantém-se inalterado. A inovação sempre esteve no centro da identidade da Respawn, e continua a orientar a forma como construímos o futuro — desde experiências ao vivo até à criação de novos mundos e histórias.
No caso de Apex Legends, isso significa não apenas oferecer temporadas competitivas e inovadoras — mas expandir o que Apex pode ser. Enquanto a equipa continua a aperfeiçoar a jogabilidade e a trazer novas ideias para as próximas temporadas, também estamos a investir no futuro da franquia — explorando experiências ousadas que desafiam os limites do jogo competitivo, mantendo-nos fiéis ao espírito de competição, criatividade e integridade que a comunidade espera.
Dentro do universo Star Wars, estamos entusiasmados por continuar a criar novas histórias — com o próximo capítulo da série Star Wars Jedi a ambicionar elevar novamente o nível da narrativa e jogabilidade.
A todas as pessoas que fizeram parte da nossa jornada — no passado, presente e futuro — obrigado por fazerem da Respawn o que ela é. Levamos o vosso legado connosco para tudo o que criarmos a seguir.”
Como é indicado na mensagem em cima – partilhada nas redes sociais -, a Respawn Entertainment é responsável por jogos Star Wars para a Electronic Arts, estando a trabalhar na série Star Wars Jedi e no recém-anunciado Star Wars Zero Company, em desenvolvimento pela Bit Reactor. A Respawn Entertainment também está atualmente ocupada com suporte de Apex: Legends, o battle-royale de sucesso situado no universo de Titanfall.
Quando aos restantes cerca de 300 trabalhadores, não é claro que equipas afetou. Segundo a Electronic Arts, em comunicado, esta decisão deve-se ao foco estratégico a longo-prazo que requereu um realinhamento de equipas e realocação de recursos.