Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos em 2024

- Publicidade -

A campanha, que iniciou em 2021 como um projeto piloto, tem superado as expectativas desde o seu início.

Em 2024, o Electrão alcançou um marco importante na sua campanha de recolha de equipamentos elétricos, ao recolher quase 500 toneladas de eletrodomésticos diretamente nas residências dos cidadãos. Este valor, que totaliza 457 toneladas de aparelhos usados, representa um crescimento significativo de 125% em comparação com as 203 toneladas recolhidas no ano anterior. O serviço abrangeu, no último ano, nove concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, incluindo Almada, Amadora, Lisboa, Mafra, Loures, Moita, Odivelas, Palmela e Seixal, e está planeado para expandir para outras regiões de Portugal durante 2025.

A campanha, que iniciou em 2021 como um projeto piloto, tem superado as expectativas desde o seu início, tendo já recolhido um total de 780 toneladas de equipamentos. Em média, realizam-se 10 recolhas diárias, com cerca de 70 quilos de materiais por recolha. A maioria dos cidadãos entrega mais de um eletrodoméstico para reciclagem, com uma média de 1,9 equipamentos por recolha.

Entre os tipos de equipamentos mais recolhidos em 2024, os eletrodomésticos grandes, como as máquinas de lavar e secar, lideram a lista com 188 toneladas, seguidos por arcas congeladoras e frigoríficos, com 184 toneladas. Outros aparelhos, como ecrãs e monitores, pequenos equipamentos e dispositivos informáticos de menores dimensões, também representam quantidades relevantes na coleta. Além disso, durante as recolhas, foram recolhidos mais de mil quilos de pilhas e baterias, 538 quilos de lâmpadas e 298 quilos de consumíveis de impressão.

O serviço é gratuito e está disponível para todos os munícipes que desejem entregar, no mínimo, um eletrodoméstico volumoso. No momento da recolha, é possível também entregar outros aparelhos de menor dimensão, como telemóveis, lâmpadas ou pilhas usadas. As recolhas podem ser agendadas diretamente com o Electrão através do número 800262333 ou em colaboração com as câmaras municipais. A equipa de recolha transporta os equipamentos desde as residências até os veículos, sendo depois encaminhados para a reciclagem.

A recolha porta a porta apresenta diversas vantagens, tanto para os cidadãos quanto para o ambiente. Este sistema facilita a reciclagem de grandes eletrodomésticos sem que seja necessário esforço adicional da parte dos munícipes. Além disso, garante que 99% dos aparelhos sejam entregues completos, o que permite a remoção segura de componentes nocivos ao ambiente, num processo eficiente e especializado. Este modelo contribui para a diminuição dos custos ambientais e de tratamento e combate a práticas como o abandono de equipamentos nas vias públicas, onde muitos são desviados para o mercado informal, impedindo o seu correto tratamento e prejudicando a saúde pública e o meio ambiente.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados