EDP e MERLIN Edged unem-se para desenvolver o primeiro campus de centros de dados neutro em carbono em Portugal

- Publicidade -

EDP e MERLIN Edged firmam aliança para promover energia renovável em campus de centros de dados em Portugal.

A EDP e a MERLIN Properties uniram esforços para alimentar com energia limpa o primeiro campus de centros de dados neutro em carbono em Portugal. O empreendimento está a ser desenvolvido pela MERLIN Edged, braço especializado da MERLIN na gestão de ativos comerciais e tecnológicos, localizado no concelho de Vila Franca de Xira, a cerca de 20 quilómetros da capital.

A EDP planeia lançar o maior projeto de energia solar descentralizada num único local da sua história, com uma capacidade instalada que pode chegar aos 100 MWp, destinado a alimentar estes centros de dados.

O projeto pretende assegurar um fornecimento contínuo de eletricidade renovável, complementado por outras soluções de energia a longo prazo, garantindo assim uma alimentação ininterrupta, 24 horas por dia. Além da redução das emissões de carbono, este modelo de fornecimento permitirá ao campus alcançar maior eficiência energética, redução dos custos operacionais e maior independência face às flutuações do mercado energético. A aposta nesta estratégia energética está em sintonia com os objetivos nacionais de sustentabilidade e com as previsões da Agência Internacional de Energia, que indicam uma duplicação da procura elétrica dos centros de dados nos próximos cinco anos.

O desenvolvimento do campus e das infraestruturas de energia renovável decorre em simultâneo, numa colaboração estreita entre EDP e MERLIN Edged, que visa maximizar a capacidade instalada e garantir energia limpa desde a entrada em funcionamento do centro.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados