A EDP está também a expandir os seus projectos de armazenamento de energia a nível global.
A EDP está a avançar com a instalação de baterias de armazenamento de energia na Bondalti, no âmbito de um projeto inovador que visa melhorar a flexibilidade energética e a autonomia da unidade industrial em Estarreja. O projeto, que reforça a parceria já existente entre as duas empresas, envolve a instalação de baterias capazes de armazenar eletricidade proveniente de fontes renováveis, produzida localmente. Estas baterias serão integradas nas infraestruturas já existentes, nomeadamente nas centrais solares que a EDP instalou no complexo industrial da Bondalti, e vão garantir uma gestão mais eficiente da energia gerada, optimizando o autoconsumo.
Com uma capacidade total de 12 MW e uma capacidade de armazenamento de 12 MWh, as novas baterias serão capazes de carregar e descarregar a eletricidade em apenas uma hora, respondendo de forma rápida e eficaz às necessidades energéticas da Bondalti. Este projeto representa o primeiro do género em Portugal e surge como uma das iniciativas da EDP para impulsionar a descarbonização dos seus clientes industriais e residenciais. A integração das baterias no sistema energético da Bondalti permitirá à empresa maximizar a utilização da eletricidade renovável produzida no local, ao mesmo tempo que reduz os custos com energia.
As baterias serão compostas por módulos de 2 MWh cada, proporcionando flexibilidade e adaptabilidade às condições específicas de instalação. Estes módulos serão alojados em contentores compactos e robustos, o que facilita a sua mobilidade e assegura a segurança e a rapidez na implementação. O projeto insere-se na estratégia da Bondalti para atingir o objetivo de consumir apenas energia elétrica proveniente de fontes 100% renováveis até 2030. A instalação das baterias no Complexo Químico de Estarreja vai permitir à empresa, que tem uma elevada intensidade de consumo energético, garantir o fornecimento contínuo de energia, mesmo na ausência de produção solar ou eólica.
Com a instalação deste sistema de baterias, a Bondalti passará a contar com uma ferramenta avançada de gestão energética, que lhe permitirá não só optimizar o consumo de energia, mas também obter um controlo completo sobre os dados recolhidos, ajudando a empresa a ajustar as suas necessidades energéticas de forma autónoma e inteligente. Este sistema de gestão de energia tira partido das variações de preços e aproveita a energia excedente das centrais solares.
Este desenvolvimento surge após a instalação de duas centrais solares pela EDP, entre 2018 e 2020, nas instalações da Bondalti, com uma capacidade combinada de 2 MWp. Estas centrais produzem anualmente mais de 3.000 MWh de energia renovável, contribuindo assim para a redução da pegada ambiental do complexo industrial. A EDP está também a expandir os seus projectos de armazenamento de energia a nível global, com mais de 2 GWh de capacidade já em operação ou em construção, e com mais 4 GWh em fase avançada de desenvolvimento.