Apesar de isto não significar que a Huawei está fora da lista negra, embora tal possa estar perto de acontecer, significa, sim, que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, vai deixar que as empresas americanas possam vender produtos à marca chinesa.
O anúncio foi feito pelo presidente no decorrer da cimeira G20, a decorrer em Osaka, no Japão, onde estão reunidos os líderes das maiores economias mundiais.
📱 “We send and we sell to Huawei a tremendous amount of product that goes into the various things that they make, and I said that that’s ok.”
Trump comments on #Huawei at #G20 in Osaka, Japan #G20大阪サミット #G20Summit pic.twitter.com/79s8KjP8Cj
— TicToc by Bloomberg (@tictoc) 29 de junho de 2019
Adicionalmente, Trump garantiu ainda que não irá aumentar os direitos alfandegários sobre as importações chinesas. “Não vamos adicionar tarifas ou remover tarifas, pelo menos por enquanto”, disse o presidente dos EUA.
No final da reunião com o presidente chinês Xi Jinping, que terá corrido “muito bem”, Trump garantiu ainda que ambos os países irão continuar a negociar.
Estará para breve o fim deste “Huaweigate“? Uma coisa é certa: Trump é um indivíduo instável que pode mudar a sua decisão a qualquer momento. Em todo o caso, e apesar de a Huawei ter perdido muito dinheiro, a marca preparou-se e deve ter praticamente finalizado um SO alternativo ao Android da Google.