A voz, o homem e a lenda. Um génio eterno. A história de um dos maiores artistas mundiais num documentário do cineasta Ron Howard.
Pavarotti tinha o sonho de tornar a ópera acessível a todos, o que se veio a comprovar no Campeonato do Mundo de Futebol de 1990, em Itália. Um momento marcante que juntou Luciano Pavarotti e os tenores Plácido Domingo e José Carreras no palco, em Roma, numa transmissão vista por 1,4 biliões de pessoas em todo o mundo.
O cineasta norte-americano Ron Howard segue uma abordagem íntima para contar a história de Pavarotti, indo para além da icónica figura pública para revelar o homem por trás da fama. Alguém que nos marcou com a sua poderosa interpretação de “Nessun Dorma”, uma das mais populares e famosas performances que o mundo alguma vez ouviu.
Dotado de uma voz excecional, Pavarotti soube impor-se nos palcos mais prestigiados com a sua imponente figura e sorriso cativante. Capaz de interpretar quaisquer estilos musicais, não vacilou em formar duetos com vários artistas, entre os quais Andrea Bocelli, Frank Sinatra, Anastacia, Zucchero, Eros Ramazzotti, James Brown, Ricky Martin, Simon Le Bon, Laura Pausini, Dolores O’Riordan, Elton John, Spice Girls, Bryan Adams, Queen, Mariah Carey, Céline Dion, Jon Bon Jovi, The Corrs, U2, Roberto Carlos, Mercedes Sosa, Lisa Mineli ou Montserrat Caballé.
O documentário é exibido esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, às 23h, na RTP2.