Tudo graças ao Doutor Finanças.
Depois de, no final do ano passado, ter disponibilizado um simulador que permitiu saber o salário líquido de cada trabalhador no primeiro semestre de 2023, eis que o Doutor Finanças repete o feito, desta vez ao disponibilizar o Simulador de Salário Líquido para o segundo semestre de 2023.
No segundo semestre, a fórmula de cálculo da retenção na fonte seguirá uma lógica de taxa marginal, mais alinhada com os escalões de IRS considerados para a liquidação anual do imposto.
O Simulador de Salário Líquido tem em consideração as novas tabelas de retenção na fonte de IRS para o segundo semestre de 2023 para o Continente e para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Além de permitir calcular o rendimento individual dos trabalhadores, o Simulador de Salário Líquido do segundo semestre também é uma ferramenta útil para as empresas, que conseguem avaliar o custo mensal e anual de um trabalhador.
A ferramenta tem agora uma nova componente visual, que permite percebermos como é distribuído o nosso rendimento, entre os diferentes impostos e o valor líquido. O resultado da simulação mostra não só o valor mensal como o anual, para trabalhadores e empresas.
Para conseguirmos calcular o valor final do rendimento líquido, precisamos apenas de saber:
- Localização para efeitos fiscais (se Continente ou uma das Regiões Autónomas);
- Qual a situação matrimonial (Solteiro, casado, um ou dois titulares);
- Número de dependentes a cargo;
- Qual o vencimento (valor do salário base);
- Quais os valores de outros rendimentos que possam ter, como horas extraordinárias ou outros (para preencher devidamente o simulador tem de saber que tipo de rendimentos são: se descontam IRS e Segurança Social, se descontam apenas IRS ou se estão isentos);
- Como recebem os subsídios de Natal e de Férias, se é por inteiro ou em duodécimos;
- Qual o valor e de que forma recebem o subsídio de refeição.
No final, o simulador gera o valor líquido que iremos receber já a partir do final do mês de julho, de uma forma simples, rápida e intuitiva.
As novas tabelas de retenção na fonte só vão ter impacto nos rendimentos de julho. Até lá, mantêm-se os cálculos do início do ano, que podem ser feitos no Simulador de Salário Líquido do primeiro semestre.