Nos Óscares, a Disney e Pixar têm filmes nomeados como Elio, A Friend of Dorothy e Retirement Plan.
O Disney+ vai transmitir em direto a 98.ª edição dos Óscares em Portugal no domingo, 15 de março, a partir das 23h. Conan O’Brien, vencedor de um Emmy e conhecido pelo seu trabalho como apresentador, argumentista, produtor e comediante, volta a assumir o papel de anfitrião da cerimónia pelo segundo ano consecutivo.
Entre os conteúdos disponíveis na plataforma, destacam-se os filmes nomeados da Disney e da Pixar: Elio, na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação, A Friend of Dorothy, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Ação Real, e Retirement Plan, candidato a Melhor Curta-Metragem de Animação.
No entanto, os grandes destaques vão mesmo para One Battle After Another, de Paul Thomas Anderson, e Sinners, de Ryan Coogler, que não só surgem nas categorias principais de Melhor Filme, Melhor Realização e de melhores atores, mas também enquanto líderes da lista, como as produções com maior número de nomeações.
Sinners lidera a lista com 15 nomeações, enquanto One Battle After Another surge logo a seguir com 12 nomeações. Os restantes pesos pesados desta longa lista já somam menos de dez. Marty Supreme, protagonizado por Timothée Chalamet e realizado por Josh Safdie, destacam-se nas suas categorias, num total de nove nomeações. O mesmo número é partilhado por Sentimental Value e Frankenstein.
Este ano, nem os filmes mais populares e comerciais ficaram de fora, com destaques para F1, na corrida ao prémio de Melhor Filme, Avatar: Fire and Ash, obviamente, em Melhores Efeitos Visuais, e, claro, K-Pop Demon Hunters nas categorias de Melhor Canção Original e de Melhor Filme de Animação.
E ainda que falte algum tempo, relembrar também que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a entidade que organiza os Prémios dos Óscares, anunciou que assinou um acordo para vários anos com o YouTube, tornando-o no palco exclusivo para futuras celebrações, a partir de 2029.
