Os termos de contrato do Disney Plus já foram atualizados com as novas medidas.
Os assinantes do Disney Plus começaram a receber um email que não chega com boas notícias. Como se trata de uma mensagem muito extensa, muitos utilizadores optam por não o ler, mas, no conteúdo do mesmo, pode ler-se que, nas próximas semanas, o serviço de transmissão da Disney vai começar a apresentar publicidades, independentemente da assinatura. E como se não bastasse, a empresa afirma ainda que a partilha de contas passará a ser muito mais controlada e rigorosa.
Basicamente, esse email é uma “Atualização das Condições Gerais da Assinatura”, no qual o Disney Plus lista todas as modificações às quais o contrato de assinatura estará sujeito nas próximas semanas. E estas modificações já estão a gerar discussões nas redes sociais, principalmente no que diz respeito à publicidade e à partilha de contas. A plataforma está, portanto, a seguir os passos da Netflix, que também já começou a fechar partilha de contas e a apresentar publicidades no seu serviço.
De acordo com o email enviado a vários subscritores, a plataforma explica que todas as assinaturas podem incluir conteúdo publicitário limitado, conteúdo promocional, informações sobre marcas Disney, mensagens de patrocínio e outros, incluindo anúncios em conteúdo em direto ou eventos especiais que contenham os tradicionais intervalos comerciais. Indicando, por exemplo, que a publicidade pode mesmo passar durante transmissões, dando exemplo diretos com intervalos tradicionais.
Já no que toca ao fim da partilha de contas, a plataforma explica que os utilizadores não estão autorizados a partilhar a sua subscrição fora de casa, a menos que tal esteja especificado na oferta de subscrição. E aqui, o Disney Plus considera que os dispositivos associados à residência do utilizador são aqueles que são utilizados pelas pessoas que ali residem. Segundo a empresa, as alterações entrarão em vigor em 30 dias e, caso o assinante não aceite essas modificações, terá de cancelar a sua assinatura.
Para além destas duas novidades, a Disney Plus vai implementar ferramentas de bloqueio de anúncios. Em particular para quem utiliza o serviço através de navegadores web, no PC, com possibilidade de suspensão ou encerramento de conta se bloqueadores do género forem detetados. A plataforma especifica, no entanto, que os utilizadores beneficiarão de um aviso prévio (serão notificados antes de qualquer suspensão ou cancelamento de conta).
Disney Plus parece estar a seguir as pisadas da Netflix
No caso de se tratar de uma assinatura anual, o Disney Plus solicita que os seus clientes entrem em contacto com os seus serviços por telefone ou via chat online. Espera-se que esta medida entre em vigor brevemente, com os clientes do serviço a receberem informações por email. Informações essas que já podem ser consultadas na Área Legal e Política de Privacidade, onde se pode ler sobre a partilha de contas o seguinte:
“1.1.(c). Partilha da conta. Salvo se previsto em contrário no Plano de Serviço aplicável, o Subscritor não pode partilhar a subscrição fora do respetivo agregado doméstico. “Agregado doméstico” é o conjunto de dispositivos associados ao local de residência pessoal principal do Subscritor que são utilizados pelas pessoas que nele residem. Podem aplicar-se regras de utilização adicionais a determinados Planos de Serviço. Para ver mais detalhes sobre a nossa política de partilha de contas, visite o nosso Centro de Ajuda.
Poderemos analisar a utilização de qualquer conta do Serviço Disney+ para determinar se está em conformidade com o presente Contrato. Se determinarmos que o presente Contrato foi violado, poderemos limitar ou cessar o acesso à referida conta e à utilização do Serviço Disney+ e/ou tomar quaisquer outras medidas permitidas pelo presente Contrato (incluindo as estabelecidas na Secção 1.5 dos presentes Termos de Utilização).
O Subscritor é responsável por qualquer utilização da sua conta pelo respetivo Agregado doméstico, incluindo pela sua conformidade com a presente secção. O Subscritor aceita notificar os utilizadores do seu Agregado doméstico sobre os requisitos do presente Contrato e estes só poderão utilizar o Serviço Disney+ se atuarem em conformidade com os termos.”
E sobre a publicidade:
“1.1.(e). Planos de Serviços e publicidade. A Disney+ pode oferecer diferentes opções ou planos de subscrição (cada um deles um “Plano de Serviço”). Os Planos de Serviço podem incluir anúncios publicitários que interrompem Conteúdo, como séries e filmes (mais concretamente, as interrupções publicitárias apresentadas num determinado momento durante a reprodução do Conteúdo).
Todos os Planos de Serviço podem incluir: (i) conteúdo em direto ou eventos especiais que contêm intervalos publicitários tradicionais, (ii) publicidade, como anúncios publicitários, que é apresentada antes ou depois da reprodução do Conteúdo, (iii) conteúdo promocional limitado na interface do utilizador, como por exemplo informações sobre ou relacionadas com o conteúdo disponível no Serviço Disney+ ou com outros bens ou serviços (incluindo links que lhe permitem adquirir bens ou serviços), (iv) informações sobre qualquer sociedade da Disney ou informações sobre qualquer produto ou serviço do grupo de sociedades The Walt Disney, (v) qualquer mensagem de patrocínio no Serviço Disney+ e (vi) colocação de produto apresentada dentro do Conteúdo.
O utilizador não pode utilizar um bloqueador de anúncios nem tomar medidas para impedir a apresentação de anúncios publicitários, publicidade ou de qualquer outra mensagem ou informação mencionada acima. Se tivermos motivos razoáveis para crer que está ou esteve a utilizar um bloqueador de anúncios ou que tomou medidas para impedir a apresentação das referidas publicidade e/ou mensagens, poderemos, mediante notificação: (i) suspender ou cessar a subscrição/direitos de acesso/acesso, e/ou (ii) transferir o Subscritor para o Plano de Serviço equivalente mais próximo disponível que ofereça caraterísticas ou funcionalidades semelhantes (nesse caso, a Cláusula 3.3 da Parte Três aplica-se ao Subscritor), e/ou (iii) bloquear a visualização de conteúdos até que o utilizador tome medidas para permitir a apresentação de publicidade e/ou das referidas mensagens.“