Disco é uma nova experiência da Google que explora as capacidades inteligentes para navegar na Internet.
A Google começou a testar as águas com o Disco, um novo navegador de Internet experimental, distinto do Chrome, focado na navegação suportada pelo Gemini 3 e baseado no Chromium.
A Google não prevê substituir o Chrome, mas com os testes do Disco poderá aplicar funcionalidades avançadas em futuras versões do popular navegador. Desta forma, também não será um concorrente direto de soluções como o Comet ou o Atlas.
O aspeto central do Disco é o chamado GenTab, uma funcionalidade que analisa o contexto das páginas navegadas para criar aplicações web personalizadas. Em vez de agir como um assistente de voz, o GenTab considera várias fontes de dados, como abas abertas e histórico de interações, para sugerir ou criar ferramentas que facilitam tarefas específicas. Essas aplicações podem ser ajustadas posteriormente através de comandos em linguagem natural.
Entre os exemplos dados pela Google, o GenTab pode ser utilizado em áreas como educação, para gerar aplicações de visualização, no planeamento de viagens, para organizar itinerários, ou até gerar planos alimentares com base em receitas pesquisadas online. Nos vários exemplos, as aplicações geradas podem ser editadas após a criação, mantendo uma ligação direta às fontes originais de informação.
Atualmente, o acesso ao Disco é restrito e está apenas disponível para macOS e limitado a um grupo selecionado de utilizadores, que terão que passar por uma lista de espera no Google Labs.
