Diretor de Clair Obscur: Expedition 33 afirma que o Xbox Game Pass foi benéfico para o jogo

- Publicidade -

O lançamento de Clair Obscur: Expedition 33 no Xbox Game Pass pode ter ajudado na popularidade do jogo.

Muito se discute sobre os efeitos do Xbox Game Pass enquanto plataforma para lançamento de jogos de Dia 1. Agora, foi a vez de Guillaume Broche, diretor de um dos melhores jogos do ano, Clair Obscur: Expedition 33, se juntar à discussão, com palavras bem positivas.

Numa publicação no blog oficial da Xbox, Broche começa por agradecer o amor que tem recebido com o jogo de estreia da Sandfall Interactive, o seu estúdio, afirmando que “este ano tem sido muito melhor que alguma vez imaginaríamos e é graças à paixão e suporte dos fãs.

É certo que Clair Obscur: Expedition 33 se tornou num sucesso crítico, entrando no topo das tabelas de melhores jogos do ano em agregadores como o OpenCritic e o Metacritic, assim como por parte da comunidade que foi descoberto o jogo ao longo dos últimos meses. Adicionalmente foi o grande vencedor dos Golden Joystick Awards 2025, vencendo em todas as categorias nomeadas e concorre agora com 12 nomeações nos The Game Awards 2025, que acontecem já na madrugada de 12 de dezembro.

Parte do sucesso e a descoberta de Clair Obscur: Expedition 33 nasce precisamente pelo lançamento no Xbox Game Pass, onde ficou disponível aos subscritores com consola e PC. Estas portas de entrada a experimentação, juntamente com as virtudes do jogo, facilitaram o “boca a boca” desta aventura narrativa, com visuais de última geração e mecânicas de jogo reminiscentes dos RPGs por turnos de outras gerações.

Desde o momento em que anunciamos o nosso jogo no verão de 2024, passando pela apresentação do estúdio no Developer_Direct em janeiro, a Xbox ajudou-nos imenso a chegar a muitos jogadores”, comentou Broche, antes de afirmar que o lançamento no Xbox Game Pass permitiu “que muitas pessoas experimentem o nosso jogo quando talvez não o fizessem antes (…) o Game Pass baixou a barreira de entrada. Deixou que eles (os jogadores) tentassem ver como se sentia. Por isso muitos curiosos puderam começar o jogo, a explorar Lumière e o início do jogo, e aperceberem-se que há muito para gostar, mesmo que não esperassem por isso.”

A presença no Xbox Game Pass também não aparenta ter sido um bloqueio para as vendas do jogo, uma vez que este também se encontra à venda no PC e na PlayStation 5. Em outubro, o jogo havia acumulado mais de 5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, 1 milhão foi atingido em três dias e, simbólica e coincidentemente, 3,3 milhões em 33 dias.

Adicionalmente, Clair Obscur: Expedition 33 foi também o melhor lançamento do ano de um estúdio parceiro no serviço da Microsoft, como é indicado na publicação.

Clair Obscur: Expedition 33 pode atualmente ser jogado no PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S e continua disponível no Game Pass para consolas e para PC.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados