O modelo mais acessível da Xbox Series está a comprometer o lançamento de Black Myth: Wukong nas plataformas da Microsoft.
Ainda antes de Black Myth: Wukong ter sido lançado no PC e PlayStation 5 em agosto de 2024, a comunidade de jogadores já questionava a ausência do jogo nas consolas da Xbox, apesar de o título ter sido inicialmente revelado para a plataforma.
Entre rumores e teorias de conspiração, falava-se de uma possível parceria de exclusividade temporária com a Sony PlayStation, mas agora, todas essas teorias podem ser colocadas de parte.
De acordo com o diretor Feng Ji, a verdade não podia ser menos dramática, mas ainda assim irritante para os jogadores das consolas Xbox Series X|S. Numa publicação na rede social Weibo, Ji celebra algumas conquistas de 2024 e afirma que o atraso é “culpa” da Xbox Series S.
“Embora não seja uma grande surpresa, conquistar tudo ainda me deixa com sentimentos mistos. A força de todos é realmente assustadora, mas falta-nos aquela peça da Xbox… Parece que não deveria ser assim (mas aqueles 10 GB de memória partilhada… sem anos de experiência em otimização, não conseguimos tirar proveito disso).”
Feng Ji não esconde a sua vontade de lançar Black Myth: Wukong nas consolas da Microsoft, mas desabafa sobre os limites da consola acessível da Xbox, que, dentro das suas características mais modestas, tem apenas 10GB de memória RAM GDDR6, comparado com a Xbox Series X e PlayStation 5, que contam ambas com 16GB. Uma vez que as consolas usam esta memória partilhada entre CPU e GPU, a otimização de jogos visualmente ambiciosos torna-se particularmente mais difícil, quanto menos recursos estiverem à disposição dos programadores.
Infelizmente, na publicação, Feng Ji não revela quando é que o jogo poderá estar pronto para as consolas da Xbox.
Esta não é a primeira vez que um lançamento na Xbox é afetado com atrasos devido à Xbox Series S. Baldur’s Gate 3 é um dos jogos que também sofreu um atraso de lançamento, ficando exclusivo de consola na PlayStation durante os primeiros meses.
Uma vez que a Microsoft “obriga” a um nível de paridade, com lançamentos simultâneos na Xbox Series X e S, mais jogos no futuro desta geração, com jogos cada vez mais exigentes, poderão ser igualmente afetados.