De recordar que a empresa tem até novembro para estar operacional em Portugal.
Há bastante tempo que ouvimos falar da iminente chegada da DIGI a Portugal, uma operadora de serviços de comunicações eletrónicas na Europa, com uma história de quase 30 anos no setor, tendo operações na Roménia, Espanha e Itália.
Empregando mais de 20.000 pessoas em quatro países, tudo o que a DIGIimplementa é moderno e virado para o futuro, seja GPON para Internet fixa de banda larga, de 1 a 10Gbps ou 4G & 5G para Internet móvel ultra rápida. E tendo em conta os preços e condições ridículas proporcionadas pelas empresas disponíveis em território nacional, a DIGI achou por bem investir no nosso país.
Tudo começou em maio de 2021, com a constituição da Dixarobil Telecom, Sociedade Unipessoal, LDA. Meses depois, em outubro, era contratado o primeiro funcionário, e em novembro a ANACOM atribuiu o Título referente aos Direitos de Utilização de Frequências para Serviços de Comunicações Eletrónicas Terrestres.
Já em março de 2022 começaram a ser instalados os primeiros cabos da fibra ótica da DIGI Portugal na zona de Lisboa e, ao longo do tempo, esses cabos começaram a ficar disponíveis em mais zonas, como na Margem Sul ou no norte do país.
Finalmente, em maio do ano passado, numa conferência de imprensa, o CEO da Digi Communications, Serghei Bulgac, revelava que o lançamento das ofertas comerciais estava previsto algures para o início de 2024. Mas não foi isso que aconteceu.
Desde então, vários órgãos de comunicação social foram avançando com datas: março, abril, maio, junho, julho… A verdade é que todos erraram, até porque já estamos em agosto e os serviços da operadora ainda não foram lançados, apesar de algumas pessoas já andarem a testar os serviços que serão lançados ao público.
Portanto, a pergunta para queijinho é: afinal, quando é que a DIGI se lança oficialmente em Portugal? Bom, o “lançamento será dentro de meses”, disse hoje Serghei Bulgac, presidente executivo da Digi Communications, numa call que serviu para apresentar os resultados semestrais do grupo romeno relativamente à primeira metade de 2024, e à qual assistiram diversos jornalistas e bloggers portugueses.
Durante esta call, ficámos a saber que a intenção da empresa é arrancar com todos os serviços disponíveis em Portugal, isto é, com serviço de televisão, Internet fibra e, claro, uma rede móvel, sendo que para este último caso certamente ajudará imenso a recente aquisição da NOWO.
Ciente do ban que a Huawei tem tido em relação ao fornecimento de chips 5G, Bulgac disse aos investidores e aos restaurante que “os fornecedores móveis em Portugal são exclusivamente a Ericsson e a Nokia”.
Outro dado interessante é o facto de Bulgac ter referido que a DIGI não está propriamente interessada em fidelizar clientes durante dois anos, tal como acontece com todas as outras operadoras. É curioso este dado, uma vez que a concorrência fideliza clientes justificando diversas “ofertas” com esses períodos de fidelização. Além disso, estão prometidos “preços atrativos”.
De resto, salientar que, caso a situação não mude, a DIGI deverá lançar os seus serviços em Portugal sem roaming nacional, pois ainda não chegou a acordo com as outras operadoras a funcionar no país.
Entretanto, a DIGI começa a correr contra o tempo, mas está a dar-se a conhecer cada vez mais, uma vez que inaugurou um stand no centro comercial Alegro Sintra, de modo a atrair potenciais clientes… nem que seja para testarem gratuitamente o serviço de Internet.
Enquanto novo operador de serviços de comunicações eletrónicas em Portugal, a DIGI Portugal pretende proceder à implementação da sua rede (incluindo rede de fibra ótica) à escala nacional, para futura disponibilização, com elevados padrões de qualidade, de serviços de comunicações eletrónicas no âmbito da oferta comercial.
Assim, e numa carta dirigida aos proprietários/administradores de condomínios, com o título “Adaptação de Edifício à Fibra Ótica”, e à qual o Echo Boomer teve acesso, pode ler-se que a DIGI elegeu a moradia/condomínio em questão “para a instalação de fibra ótica, sem quaisquer custos, e com claros benefícios”.
E que benefícios são esses? Ora:
- Acesso à Internet de alta velocidade, o que permite o acesso a Internet de alto débito e de elevada qualidade, de acordo com as crescentes necessidades e exigências dos consumidores;
- Adaptação às infraestruturas já existentes com instalação de cabos de dimensões reduzidas;
- Maior qualidade de serviço, estabilidade e flexibilidade que lhe permitem usufruir dos serviços mais inovadores do mercado (designadamente fibra), bem como de outros que iremos disponibilizar no futuro.
“A implementação desta nova rede de fibra ótica implicará a avaliação das condições técnicas da rede interna do Vosso Edifício, por um técnico especializado ao serviço da DIGI Portugal, para a elaboração do projeto, bem como a instalação, em fase posterior, de equipamentos em alguns pontos do Edifício”, lê-se na mesma carta, com a DIGI a garantir que se “responsabiliza por eventuais danos que possa vir a causar no decorrer dos trabalhos”.
Há uns meses, entraram no meu prédio sem autorização e fizeram uma pre instalação que levou a queixa na Anacom. Já os vi a montarem fios numa zona de vivendas e não me parece que tenham pedido autorizações para coisa alguma. Tudo á balda e a Anacom parece ausente.
Moro na zona de Leiria e quero ser vosso cliente, pois já não tenho qualquer fidelização á antiga operadora á qual continuo a pagar e muito todos os meses. Para quando podemos usufruir dos vossos serviços?
Ainda bem que a Digi apareceu para acabar com a cartelização dos 3 operadores. Eu já sou tester da Digi, com protocolo assinado, com eles.
Bom dia . Como tester quais as velocidades de download e upload que lhe aparecem tanto em telemóvel por Wifi como computador por cabo. Obrigado
Kero ser vosso cliente, como é dito na gíria ” CARVÃO Á MÁQUINA” Ke tenho pressa.
Bem haja a Digi e espero que venha a fazer uma verdadeira mudança no setor das comunicações.
Serei, certamente um novo cliente da Digi logo que seja implementada em Portugal.
Finalmente parece que vamos ter melhores opções com melhores preços e sem ter que estar presos a fidelizações de 2 anos , que venha logo a DIGI , Mesmo sendo uma empresa estrangeira estou convencido que muitos portugueses vão mudar para a DIGI, nós os consumidores estamos fartos de ser explorados e mal servidos, FORÇA DIGI!!!
Já me diponabilizei para que a DIGI entrasse em contacto comigo para saber em 1° lugar se a minha zona já tem acesso à fibra óptica, mas até agora nada.
Acabou de ser construído um empreendimento na Rua do Outeiro 179, 4405-890 Vilar do Paraíso, com 68 habitações.
Eu sou um dos proprietários e acho importante que diligenciem os vossos serviços.
Quero pedir que Digi entre em contacto comigo, pois eu estou à cabar o meu contrato com a MEO e como o tenho que continuar com eles ou renovar com outras operadoras, pois a MEO é muito pesado para mim que tenho um ordenado pequeno, espero resposta obrigadas Elvira
Finalmente vamos ter a Digi? Espero que seja o mais breve possível. Quero ser vossa cliente.
Vais acabar o meu contacto em Março 2025 até vou mudar para Diji.
Aguardo desde já com curiosidade,e tbm alguma ansiedade a vossa chegada,devido á publicidade de futuros preços dos tarifários.. não podendo mudar neste momento, espero o vosso lançamento e tbm o feedback em relação aos vossos serviços..tbm já me inscrevi para futuros testes.. aguardarei o vosso contacto.
A digi comprou a Nowo ?
Tenho mais cerca de um ano de contracto com a Nos, e estou mortinho que esse tempo passe, e esta operadora já esteja a funcionar que é para pôr a Nos a milhas.
Na minha zona Óbidos tenho residência em usseira 2510-772 a muito ano a Vodafone era para meter fibra acabaram por não estalar tenho por cabo da wovo mas por cabo tem 8 anos já os cabos e falaram ia meter novo agora com digi fica dúvida se é desta metem fibra
Bom dia
Na área aonde resido não é gerido por condomínio, no entanto é uma urbanização com bastantes casas que estão a aguardar há anos por fibra e serviços com outras condições.
Urb.Montes Mourinhos Lote, Rua das Oliveiras B29
8365-184 Armação de Pera
Já estou inscrito para teste
Meu contrato com a meo acaba agora com dezembro vou Digi
Bom dia como cliente Digi Espanha espero resposta para cliente Portugal zona de Biscainho Coruche Santarém Obrigado aguardo resposta
Já tenho a internet fixa em casa e posso confirmar que é de muito boa qualidade. Estou fidelizado à NÓS até 28 de Fev. 2025 e irei terminar o contrato e mudar para a Digi.Chega de ser explorado ao longo dos anos…
Aguardo que cheguem ao Pinhal Novo onde terão potencialmente muitos clientes.
Na nova zona residencial há uma floresta de condomínios em construção/ acabamento…..
Será desta que vai haver concorrência?
Porque aquilo que temos é concertação de preços e falta de qualidade , é urgente uma mudança!
Bom dia, habitando na zona da Serra da Estrela, gostaria de saber, para quando a implementação dos vossos serviços nesta zona do interior. Obrigado, Diniz
Por acaso em Torres Vedras já estão a instalar dentro dos prédios sem terem pedido qualquer autorização ao condomínio e porque as pessoas abrem a porta sem saber. A mim disseram que tinham sim autorização e confirmei junto da nossa administração que nada foi solicitado. Ainda a agravar a situação na primeira intervenção na rua romperam os canos da água ficamos bastantes horas sem a mesma e o remendo que fizeram à fachada ficou deplorável.
Bom dia, Maria João. De facto, e fazendo uma breve pesquisa, existem vários relatos de instalações não solicitadas, às quais a DIGI deu seguimento. No entanto, e ao que consta, essas situações têm vindo a ficar resolvidas. Chegaram a questionar a DIGI sobre com quem falaram no seu condomínio para a tal autorização?
Até que enfim estou a terminar a minha fidelização
Olá DIGI,
Eu também quero ser vosso cliente. Resido no concelho de Caminha, Âncora, esperando que isto não seja obstáculo.
Aguardo o vosso contato através de correio eletrónico.
Cumprimentos,
Finalmente vamos ter a Digi? Espero que seja o mais breve possível. Quero ser vossa cliente.