DIGI lança serviços em Portugal nos próximos meses e não está interessada em fidelizações de dois anos

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A DIGI quer mesmo mexer com o mercado.

Há bastante tempo que ouvimos falar da iminente chegada da DIGI a Portugal, uma operadora de serviços de comunicações eletrónicas na Europa, com uma história de quase 30 anos no setor, tendo operações na Roménia, Espanha e Itália.

Empregando mais de 20.000 pessoas em quatro países, tudo o que a DIGIimplementa é moderno e virado para o futuro, seja GPON para Internet fixa de banda larga, de 1 a 10Gbps ou 4G & 5G para Internet móvel ultra rápida. E tendo em conta os preços e condições ridículas proporcionadas pelas empresas disponíveis em território nacional, a DIGI achou por bem investir no nosso país.

Tudo começou em maio de 2021, com a constituição da Dixarobil Telecom, Sociedade Unipessoal, LDA. Meses depois, em outubro, era contratado o primeiro funcionário, e em novembro a ANACOM atribuiu o Título referente aos Direitos de Utilização de Frequências para Serviços de Comunicações Eletrónicas Terrestres.

Já em março de 2022 começaram a ser instalados os primeiros cabos da fibra ótica da DIGI Portugal na zona de Lisboa e, ao longo do tempo, esses cabos começaram a ficar disponíveis em mais zonas, como na Margem Sul ou no norte do país.

Finalmente, em maio do ano passado, numa conferência de imprensa, o CEO da Digi Communications, Serghei Bulgac, revelava que o lançamento das ofertas comerciais estava previsto algures para o início de 2024. Mas não foi isso que aconteceu.

Desde então, vários órgãos de comunicação social foram avançando com datas: março, abril, maio, junho, julho… A verdade é que todos erraram, até porque já estamos em agosto e os serviços da operadora ainda não foram lançados, apesar de algumas pessoas já andarem a testar os serviços que serão lançados ao público.

Portanto, a pergunta para queijinho é: afinal, quando é que a DIGI se lança oficialmente em Portugal? Bom, o “lançamento será dentro de meses”, disse hoje Serghei Bulgac, presidente executivo da Digi Communications, numa call que serviu para apresentar os resultados semestrais do grupo romeno relativamente à primeira metade de 2024, e à qual assistiram diversos jornalistas e bloggers portugueses.

Durante esta call, ficámos a saber que a intenção da empresa é arrancar com todos os serviços disponíveis em Portugal, isto é, com serviço de televisão, Internet fibra e, claro, uma rede móvel, sendo que para este último caso certamente ajudará imenso a recente aquisição da NOWO.

Ciente do ban que a Huawei tem tido em relação ao fornecimento de chips 5G, Bulgac disse aos investidores e aos restaurante que “os fornecedores móveis em Portugal são exclusivamente a Ericsson e a Nokia”.

Outro dado interessante é o facto de Bulgac ter referido que a DIGI não está propriamente interessada em fidelizar clientes durante dois anos, tal como acontece com todas as outras operadoras. É curioso este dado, uma vez que a concorrência fideliza clientes justificando diversas “ofertas” com esses períodos de fidelização. Além disso, estão prometidos “preços atrativos”.

De resto, salientar que, caso a situação não mude, a DIGI deverá lançar os seus serviços em Portugal sem roaming nacional, pois ainda não chegou a acordo com as outras operadoras a funcionar no país.

Ainda sem data de lançamento por cá, a DIGI tem obrigatoriamente de lançar os seus serviços em território nacional até ao final de novembro.

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