A plataforma nasce com o apoio da DeVuego Espanha e da APVP e já inclui mais de dois mil jogos catalogados
A DeVuego PT foi oficialmente lançada. Trata-se de uma base de dados inteiramente dedicada aos videojogos desenvolvidos em Portugal, inspirada no trabalho da histórica DeVuego Espanha. Esta nova plataforma pretende preservar, catalogar e divulgar o património nacional da indústria dos videojogos, contando com o apoio da APVP – Associação de Produtores de Videojogos Portugueses.
A DeVuego PT apresenta-se como uma ferramenta completa para consulta e investigação sobre o desenvolvimento de videojogos em Portugal, dando acesso a já uma vasta coleção de conteúdos. Até agora estão registados 2181 videojogos, com dados como créditos de produção, estúdios, editoras, datas de lançamento, lojas, preços, capturas de ecrã, vídeos, capas, análises, referências na comunicação social e prémios. No total, o projeto inclui mais de 250 fichas técnicas completas e um conjunto de estatísticas e classificações, que a equipa considera robusto.
Na plataforma é possível encontrar um explorador de jogos, calendário de lançamentos, listas de jogos em desenvolvimento, mapa de estúdios e empresas, bem como uma área dedicada a pessoas da indústria. A plataforma disponibiliza também recursos para profissionais, com notas de imprensa e páginas detalhadas para cada jogo com várias informações técnicas e comerciais.
Para além do seu valor documental, o projeto DeVuego PT quer afirmar-se como um ponto de encontro e de partilha para quem acompanha e integra o ecossistema do desenvolvimento nacional, sendo apresentada como uma ponte entre as comunidades de Portugal e Espanha.
Poderão conhecer e explorar melhor este projeto na sua página oficial, aqui.