Investigadores portugueses desenvolvem tecnologia para detetar a fadiga dos condutores

- Publicidade -

A tecnologia AUTOMOTIVE vai ser aplicada, inicialmente, em frotas de veículos pesados, mas espera-se que seja também integrada em veículos ligeiros de passageiros.

De acordo com a Prevenção Rodoviária Portuguesa, os acidentes rodoviários têm um impacto muito significativo na nossa sociedade, sendo que a sonolência é uma das principais causas de acidentes em Portugal. Esta foi a motivação para o desenvolvimento do projeto AUTOMOTIVE – AUTOmatic multimodal drowsiness detecTion for smart VEhicles, que se focou no estudo e desenvolvimento de metodologias para monitorização do condutor, com particular ênfase na deteção de fadiga e sonolência, usando sensores no volante.

O grupo de investigadores, que reuniu o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a CARDIOID Technologies e a Cooperativa de Formação e Animação Cultural (COFAC), focou-se em desenvolver um sistema robusto, centrado no condutor e usando várias fontes de informação, como vídeo ou sinais fisiológicos, que aprendem os padrões pessoais únicos de cada condutor, para deteções cada vez mais precisas.

A tecnologia AUTOMOTIVE vai ser aplicada, inicialmente, em frotas de veículos pesados, mas espera-se que seja também integrada em veículos ligeiros de passageiros.

O projeto foi financiado pela União Europeia e por fundos públicos nacionais em cerca de 250.000€.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados