Um recorde superado por mais 2 mil jogos lançados em 2020.
Quantidade não é qualidade e a loja da Steam perde, por vezes, o brio que merecia devido a uma curadoria estranha, cheia de entulho e de jogos duvidosos. Mas no fim do ano são as contas que, bem, contam. E 2023 foi um ano recorde.
De acordo com o SteamDB, foram contabilizadas 14535 entradas de jogos em 2023, que podem ser adquiridos na Steam Store. Cerca de 2000 jogos a mais, comparado com 2022, que somou 12562 entradas.
De acordo com Mat Piscatella, analista para a Circana, das outras plataformas, a que mais se aproxima da Steam é a loja da Nintendo, a eShop, que na América do Norte registou apenas 2360 lançamentos. Um número distante do da Steam, que impressiona também pelo número de jogos duvidosos que tem surgido na loja durante os últimos anos.
A razão para esta inflação de novos lançamentos pode ser observada com a facilidade que existe hoje em aprender e a usar ferramentas de desenvolvimento de jogos, no potencial de monetização de projetos e na facilidade de os colocar à venda em plataformas como a Steam.
2024 vai, hoje, no seu 4º dia e a loja da Steam já regista um número impressionante de novos lançamentos, contabilizando 80 novas entradas, onde se incluem placeholders para lançamentos antecipados como Persona 3 Reload, Tekken 8, Dragons Dogma 2 ou Black Myth: Wukong.