Dave Filoni sucede a Kathleen Kennedy, que liderou a Lucasfilm desde 2012.
A Lucasfilm, originalmente fundada por George Lucas, tem uma nova liderança após a saída de Kathleen Kennedy, responsável pela produção de muitos dos filmes de maior sucesso e mais acarinhados das últimas décadas. O novo responsável pelo estúdio é Dave Filoni, que continuará enquanto Chefe Criativo em simultâneo com a sua posição de co-presidente, aqui partilhada com Lynwen Brennan.
Dave Filoni é uma das caras mais conhecidas pela comunidade desde que se juntou à Lucasfilm no desenvolvimento das suas séries animadas, nomeadamente The Clone Wars. Eventualmente a sua presença na esfera criativa levou-o à criação e produção de The Mandalorian, assim como de outros projetos, como a série live-action de Ahsoka. Já Lynwen Brennan, também conta com um histórico preenchido, pertencendo à Lucasfilm desde 1999, mas numa posição mais ligada aos negócios da empresa.
Filoni e Brennan terão assim as responsabilidades máximas das produções da Lucasfilm, que são maioritariamente ligadas ao universo Star Wars, sendo duas das grandes exceções propriedades como Indiana Jones e Willow.
Kennedy serviu enquanto presidente da Lucasfilm desde 2012, após a aquisição da empresa por parte da Disney. Durante o seu tempo, foi responsável pela nova era de Star Wars, que teve início com a introdução da Saga Skywalker e dos múltiplos spin-offs. Tão criticada quanto celebrada, Kennedy serviu de ponte entre os interesses criativos da Lucasfilm e da própria Disney, tendo trazido até às audiências séries bastante populares como The Mandalorian e o extraordinário Andor.
Antes da Lucasfilm, o currículo de Kennedy é ainda preenchido pela colaboração com alguns dos realizadores mais influentes do cinema, como George Lucas e Steven Spielberg, tendo assinado como produtora em filmes como E.T., a trilogia original de Star Wars, Jurassic Park, Back to the Future, Gremlins, Indiana Jones, e muitas outras produções.
