Once Upon a Studio vai estar nos cinemas em novembro, antes de um dos próximos filmes da Disney. Robin Williams volta a dar voz ao Génio, através de gravações inutilizadas.
Um dos maiores festivais dedicado à animação, o Festival de Cinema de Animação de Annecy, já começou, e lá são apresentados alguns dos projetos de animação que poderemos ver nos cinemas e streaming nos próximos tempos.
Durante a cerimónia de abertura do festival, Trent Correy e Dan Abraham, animadores dos Walt Disney Animation Studios que têm no currículo a curta Once Upon a Snowman, derivada de Frozen, subiram ao palco para apresentar a nova curta da Disney: Once Upon a Studio, revelou o Laughing Place. A curta-metragem celebra o centenário dos estúdios e chega aos cinemas a 22 de novembro, acompanhando um dos próximos filmes da Disney, Wish.
Once Upon a Studio combina live-action com animação, em algo descrito como uma mistura entre Night at the Museum e os Walt Disney Animation Studios. Ao longo de nove minutos, mais de 400 personagens são trazidas de volta à vida, através de desenho à mão, computação gráfica e live-action.
A curta começa com uma homenagem a Burny Mattinson, um animador veterano da Disney que faleceu em fevereiro. Naquele que é o seu último papel, Mattinson solta a seguinte frase “Boy, if these walls could talk” (“Bolas, se estas paredes pudessem falar“). E a partir daí as paredes realmente parecem falar, com o Mickey e a Minnie a soltarem-se de fotografias penduradas, e juntam-se a eles Tiana de The Princess and the Frog, o Peter Pan e a Wendy, a Moana e o Maui, Merlin, a Elsa, o Pateta e o Winnie the Pooh, entre muitas outras personagens, que vão, segundo o Variety, “causar um ligeiro caos cómico ao ritmo da canção mais emblemática do estúdio” enquanto dançam à volta de um dos edifícios dos estúdios da Disney.
Mais de 40 atores que deram as vozes originais a algumas das personagens estão de regresso, num projeto do qual também faz parte o Génio, com a icónica voz de Robin Williams, com recurso a gravações da época de Aladdin. E sempre que necessário, o áudio foi recuperado dos filmes originais de animação.
Fotografia: Instagram Josh Gad