CTT estão a testar novas embalagens reutilizáveis

- Publicidade -

Esta iniciativa dos CTT conta com a colaboração do Circular E-commerce EcoLab.

Os CTT – Correios de Portugal estão a implementar uma nova abordagem para reduzir o desperdício e a pegada de carbono nas entregas de e-commerce, através de um projeto que testa embalagens reutilizáveis com Pequenas e Médias Empresas (PME). Esta iniciativa, que conta com a colaboração do Circular E-commerce EcoLab, um laboratório de testes dedicado à gestão sustentável de embalagens no comércio online, reforça o compromisso com a economia circular. O objetivo é garantir que o ciclo de vida das embalagens seja o mais eficiente possível, promovendo a reutilização ao longo de várias fases.

A parceria inclui, além dos CTT, outras entidades como a Zeroo, especializada em soluções tecnológicas para a economia circular, e a Impact World, uma empresa reconhecida pela inovação no design e produção de embalagens reutilizáveis. Neste contexto, os CTT estão a seleccionar PME que possam participar em testes, oferecendo gratuitamente embalagens reutilizáveis para os envios de e-commerce. Essas empresas poderão, assim, avaliar a viabilidade desta solução nas suas operações logísticas.

Além da entrega das embalagens, a logística reversa também será assegurada, sem custos adicionais para os consumidores, através de mais de 12.000 marcos de correio espalhados pelo país. Após o uso, as embalagens serão devolvidas, limpas em armazém e reenviadas para as empresas participantes, permitindo que cada embalagem seja utilizada até cinco vezes. As PME envolvidas no projeto pagarão apenas os custos habituais de envio, enquanto o restante processo será totalmente suportado pelo programa.

O número de empresas a integrar este projeto é limitado, e as candidaturas serão avaliadas por ordem de receção. Para participar, as PME devem estar certificadas e comercializar os seus produtos online. Esta iniciativa está integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e faz parte da Rede Nacional de TestBeds.

Segundo o CTT E-commerce Report 2024, uma tendência crescente entre os consumidores é a disposição em pagar um valor adicional para receber as encomendas em embalagens reutilizáveis, com 40% dos e-buyers a manifestar essa abertura. Paralelamente, os vendedores de e-commerce mostram uma crescente preocupação com as questões ambientais, cada vez mais dispostos a adotar práticas sustentáveis e a incorporar soluções como embalagens reutilizáveis, prazos de entrega mais alargados e custos adicionais para tornar a cadeia de produção e entrega mais ecológica.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados