Em Portugal, a capacidade de tratamento de encomendas será ampliada para cerca de 500.000 unidades por dia.
Os CTT – Correios de Portugal preparam-se para intensificar as operações durante a época mais movimentada do ano, que decorre entre a Black Friday e o Dia de Reis. Para responder ao aumento da procura, estão a reforçar as operações de tratamento e distribuição de encomendas. Na Península Ibérica, estima-se que, nos dias de maior movimento, a empresa supere um milhão de entregas diárias.
Este período, que coincide com as compras de Natal, é particularmente importante para consumidores e empresas. Para assegurar um serviço eficiente e dar resposta às exigências deste acréscimo de atividade, os CTT estão a implementar várias iniciativas para aumentar a capacidade operacional e reduzir possíveis constrangimentos.
Em Portugal, a capacidade de tratamento de encomendas será ampliada para cerca de 500.000 unidades por dia, com o pico previsto durante a semana da Black Friday, que começa a 25 de novembro. Na distribuição, haverá um reforço significativo, incluindo a contratação de mais de 800 trabalhadores, aumentando para cerca de 7.800 o número de pessoas envolvidas nas operações de correio e expresso. Este reforço inclui também o aumento da frota e a criação de 850 rotas adicionais.
Adicionalmente, serão realizadas operações extraordinárias aos fins de semana e feriados. Sempre que possível, as recolhas junto dos clientes empresariais serão antecipadas, agilizando o processamento de encomendas.
Nos centros operacionais da CTT Expresso, em Lisboa (MARL) e no Porto (Perafita), estarão disponíveis equipas de manutenção em permanência. Simultaneamente, a equipa de Sistemas de Informação será reforçada para garantir suporte eficiente em todas as fases do processo.
O apoio ao cliente também será reforçado, com um aumento de 25% a 30% na equipa de atendimento. A assistente virtual dos CTT, o chatbot Helena, estará preparada para oferecer um suporte mais robusto, combinando funcionalidades informativas e transacionais, como a consulta do estado das encomendas, garantindo uma interação em tempo real com os clientes.
Em Espanha, a operação da CTT Express está dimensionada para gerir entre 500.000 e 600.000 envios diários nos momentos de maior procura. Para isso, a empresa contratará cerca de 200 trabalhadores para o tratamento de encomendas e cerca de 600 fornecedores para a distribuição.