Além deste novo serviço nas lojas, os CTT já ofereciam, desde o início de 2024, uma solução de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa para o atendimento telefónico.
Os CTT – Correios de Portugal implementaram, em parceria com a Serviin, um serviço de atendimento em Língua Gestual Portuguesa (LGP) disponível em todas as suas lojas físicas, com o objetivo de melhorar a acessibilidade e inclusão da comunidade surda. Este serviço, totalmente gratuito, visa facilitar a comunicação direta entre os clientes surdos e os colaboradores das lojas CTT, superando barreiras linguísticas e promovendo a igualdade de acesso aos serviços.
Através deste sistema, qualquer cliente surdo que se desloque a uma loja CTT pode simplesmente indicar a sua necessidade de ser atendido em LGP. O colaborador da loja acionará, então, uma videochamada com um intérprete da Serviin, utilizando um dispositivo específico. O cliente pode comunicar em LGP com o intérprete, que fará a tradução em tempo real entre o cliente surdo e o colaborador dos CTT, permitindo uma interação eficiente e sem obstáculos.
Além deste novo serviço nas lojas, os CTT já ofereciam, desde o início de 2024, uma solução de vídeo-interpretação em LGP para o atendimento telefónico, também em colaboração com a Serviin. Neste caso, o processo envolve uma videochamada através da aplicação da Serviin, que conecta um intérprete que, por sua vez, faz a tradução simultânea da conversa entre o cliente surdo e o serviço de apoio ao cliente dos CTT. Este serviço também é gratuito e está disponível em dias úteis, das 08h30 às 19h30, bastando que o cliente faça o download da aplicação para utilizá-lo.