O Croissant da Vila era um negócio que parecia prosperar, mas a verdade é que, das várias lojas abertas, somente a da Ericeira se mantém em funcionamento. E parece ter mudado de nome para Croissanteria da Vila.
Foi em 2019 que o chef João Calhordo, responsável pela marca Croissant da Vila, abriu provisoriamente uma loja no Oeiras Parque, servindo para testar um modelo de negócio e análise de mercado. Dois anos depois, em 2021, quando ainda estávamos no meio de uma pandemia, o responsável resolveu expandir a sua marca de croissants e levar os seus produtos a outras paragens, neste caso para a Ericeira, onde os habitantes da região se têm vindo a deliciar com estas criações. Para todos os efeitos, esta é, oficialmente, a primeira loja Croissant da Vila, até porque ainda está em funcionamento.
Com a marca a gerar buzz, o interesse na mesma começou a ser maior, e nesse mesmo ano surgiram novas lojas em Brejos de Azeitão, Lisboa (Alvalade, Telheiras e Morais Soares) e Odivelas. Tudo parecia correr bem à marca, tanto que, para 2022, o objetivo seria descentralizar e conquistar o mercado a nível nacional e internacional. Aliás, e para dar resposta a esta procura, a empresa efetuou investimentos numa fábrica de produção artesanal, com uma capacidade de produção de 24.000 croissants/hora. Mas pelos vistos não foi isso que aconteceu.
Croissant da Vila: Lojas fechadas, má comunicação… e mudança de nome
A comunicação da marca Croissant da Vila não é (ou era) de todo, a melhor. Da parte que nos toca, enquanto site/blogue, a marca sempre foi muitíssimo mal trabalhada pelas agências de comunicação. Tanto que chegámos a pedir informações adicionais… para sermos ignorados.
Quanto às redes sociais, a situação também não é famosa. A página de Facebook da Croissant da Vila, além de ter informação desatualizada, uma vez que faz referência a lojas que já não existem, não é atualizada desde dezembro de 2022. Está “morta”, para todos os efeitos. Por outro lado, na página de Instagram, já não existe qualquer referência às lojas na bio. Há apenas um link que agrega vários outros links de meios de comunicação social e blogues, tais como o Echo Boomer, que dedicaram artigos à marca.
É um perfil também deixado ao abandono, tanto que a última publicação data de julho de 2024. Além disso, a marca nunca se pronunciou sobre o encerramento ou abertura de lojas, algo que a concorrência faz (e bem).
Por isso, e sem surpresas, aquela questão de a marca querer conquistar o mercado foi algo que simplesmente não aconteceu. Em 2022, por exemplo, “apenas” abriu duas lojas: uma na Costa da Caparica, outra no Almada Forum, em Almada. Já em 2023, a marca Croissant da Vila somente abriu um novo spot, neste caso nas Galerias do Auchan Alverca. 2024, por seu lado, não teve nenhuma abertura, e há algo comum com estes espaços: estão todos encerrados.
Indo ao Google e pesquisando pelo termo Croissant da Vila, rapidamente se percebe que, de todas as lojas, somente a da Ericeira parece estar a funcionar… e aparentemente com um novo nome: Croissanteria da Vila.
Chegámos a esta conclusão uma vez que a localização original da Croissant da Vila na Ericeira, no Largo Condes da Ericeira 8A, é a mesma que surge na localização deste novo negócio, além de o nome ser muitíssimo parecido… Mais: a primeira publicação desta nova marca data de 29 de fevereiro de 2024. Ou seja, é algo recente.
Maria Croissant surge no lugar da Croissant da Vila no Forum Almada
Variedade é coisa que não falta no mercado, e quando um espaço fica livre, há sempre outra empresa/marca que aproveita. Esta extinta loja da Croissant da Vila no Forum Almada, presumivelmente uma das últimas a encerrar, dará em breve lugar a um espaço da Maria Croissant, conhecida pelos seus croissants de formato único.
Passámos hoje pelo Almada Forum e deparámo-nos com esta novidade, sendo que a única informação disponível é que a Maria Croissant será inaugurada em breve no centro comercial. No fundo, é uma troca de marcas, até porque continuarão a ser servidos maravilhosos croissants.