O YouTube apresenta novidades para criadores, incluindo IA em Shorts, edição automática de vídeos e novas ferramentas para livestreams e podcasts.
Hoje, num evento online, o YouTube anunciou o lançamento de novas ferramentas e funcionalidades para criadores e artistas, com o objetivo de tornar a criação de conteúdo mais acessível, interativa e rentável. Entre as novidades destacam-se funcionalidades de inteligência artificial aplicadas aos Shorts, o formato de vídeos curtos da plataforma.
Nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, o YouTube começou a disponibilizar novas ferramentas de inteligência artificial para criadores de Shorts. Com estas novidades, os utilizadores podem criar vídeos com som e cenários virtuais diretamente a partir do telemóvel, sem custos adicionais. Entre as funções que estão a ser testadas estão a aplicação de movimentos de outros vídeos, a alteração automática do estilo visual das filmagens e a inserção de objetos ou personagens apenas com descrições de texto.
Outra novidade é a funcionalidade Edit with AI, ferramenta que organiza automaticamente os melhores momentos do vídeo para adicionar música, transições e narração. Já a funcionalidade Speech to Song permite transformar falas de vídeos elegíveis em faixas sonoras.
No YouTube Studio, os criadores passam a ter novas formas de analisar e planear o seu conteúdo. O Ask Studio surge como um assistente inteligente capaz de responder a perguntas sobre desempenho de vídeos e interação com a audiência. Por sua vez, a aba de Inspiração apresenta ideias baseadas no comportamento do público, ajudando os criadores a planear novos vídeos. Também foram introduzidas opções de teste A/B para títulos e thumbnails, e a possibilidade de adicionar até cinco criadores a um mesmo vídeo, facilitando colaborações.
A plataforma vai ainda reforçar a dobragem automática com sincronização labial para 20 idiomas, permitindo que vídeos traduzidos correspondam aos movimentos dos lábios. Por sua vez, a tecnologia de likeness detection, disponível em beta aberta, permite aos criadores detetar e gerir vídeos criados com a sua imagem facial através de IA, garantindo proteção de identidade e controlo sobre o conteúdo.
O streaming ao vivo também recebeu atualizações, como por exemplo a capacidade de transmitir simultaneamente em formatos horizontal e vertical com um chat unificado. Além disso, a inteligência artificial passa a gerar automaticamente destaques das transmissões.
No campo da monetização, foram introduzidos formatos de anúncios menos intrusivos e transmissões exclusivas para membros, bem como novas formas de ligação entre artistas e fãs. No YouTube Music, os utilizadores vão poder pré-guardar álbuns e singles, aceder a conteúdos exclusivos, como vídeos de bastidores, e participar em lançamentos de merchandising limitado.
Outro ponto importante são as relações entre criadores e marcas foram reforçadas. Em breve, será possível inserir patrocínios de forma dinâmica em vídeos longos e adicionar links de marcas em Shorts, permitindo medir resultados de forma mais precisa. E o YouTube Shopping também está a expandir-se, mas ainda não se sabe quando, ou se efetivamente chegará, a Portugal.
Por último, os criadores de podcasts passam a ter ferramentas que transformam episódios em clipes curtos ou Shorts, ou que geram vídeos personalizados a partir de áudio com a tecnologia Veo, aumentando as formas de distribuição e interação com o público.