Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox

- Publicidade -

Os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox apresentam-se como uma solução áudio Premium dedicada à Xbox, mas a sua verdadeira arma é a sua versatilidade multiplataforma aliada a uma experiência sonora fantástica.

Quando a Corsair me propôs experimentar os auscultadores Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox, admito que não estava propriamente muito entusiasmado. Não por não gostar da marca ou da qualidade dos seus produtos, simplesmente por ter aquele selo de “Certificado para Xbox”. Pela minha experiência, estas soluções de fabricantes terceiros tendem, por norma, a ser bastante limitadas. Aliás, nos últimos anos tenho vindo a acumular alguns pares de auscultadores para a consola da Microsoft, cujo uso é exclusivo à mesma. Em suma, pouco versáteis.

Felizmente, os auscultadores Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox, apesar do seu nome – e da sua bem-vinda certificação para jogadores que jogam maioritariamente em plataformas da Xbox –, revelaram-se uma enorme surpresa, superando até as expectativas que normalmente tenho em auscultadores mais versáteis. Pois os auscultadores Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox são, na verdade, compatíveis com virtualmente todos os meus equipamentos de jogos – exceto um, mas já o mencionarei.

É verdade. Apesar de se apresentarem como uma solução “para Xbox”, estes auscultadores são uma das soluções sem fios mais universais e versáteis que já me passaram pelas mãos, com ligações e emparelhamentos do mais simples que se possa imaginar.

Começando pelo design e ergonomia, os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox tiram partido de dois drivers dinâmicos de grafeno de 50mm, dando ao equipamento uma dimensão já bastante substancial, com a Corsair a aproveitar as cúpulas com um excelente equilíbrio de forma e função. Duas almofadas redondas de textura respirável e suave abraçam as nossas orelhas com espaço suficiente para criar um volume acústico, e o arco, também ele almofadado, permite um ótimo apoio na cabeça.

Os auscultadores permitem uma rotação de 90 graus, perfeita para colocar ao pescoço momentaneamente, e o arco permite um bom nível de ajuste dependendo da dimensão da cabeça do utilizador. Com alguma elasticidade, os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox apresentam-se extremamente robustos, bem construídos e conferem uma sensação de solidez e firmeza Premium, algo que também pode ser dito dos materiais de construção. Tudo isto traduz-se numa ergonomia fantástica e numa sensação de peso bem leve, o que é surpreendente considerando os elementos de metal utilizados no equipamento.

Com um aspeto bem moderno, os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox também contam com um design que considero Premium, com identidade e estilo, sem entrar no exagero das ofertas “Gaming”. Existe, obviamente, suporte RGB nas duas cúpulas, decorando o seu exterior com dois anéis divididos em três partes, que são tão decorativos como únicos, indicando informações como o nível de volume, a bateria ou o tipo de ligação – algo observável por terceiros ou fora da nossa cabeça, como é óbvio.

A distribuição de controlos e interfaces também é bem dividida entre as duas cúpulas. À esquerda, encontramos o interruptor de ligar e desligar, que opera também como alternador entre o Bluetooth e a ligação Wireless de 2.4 GHz. Mais em baixo, temos uma surpreendente porta USB-C dedicada ao microfone, que é destacável. Por fim, temos um dos elementos mais interessantes: o volume, que é ajustado com um anel em torno da cúpula e que é extremamente satisfatório de usar.

No lado direito, voltamos a encontrar outro anel de volume, mas desta vez para equilibrar o som do sistema com o som do chat em aplicações compatíveis ou nas consolas. Temos outra porta USB-C, esta já dedicada ao carregamento dos auscultadores, e um interruptor que serve como controlo multimédia para alternar e pausar músicas, por exemplo. Mais acima, encontra-se um botão dedicado à ativação do ANC (Cancelamento de Ruído Ativo). A distribuição dos controlos dos Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox é efetivamente excelente, e não foi necessário qualquer curva de aprendizagem ou período de habituação para os utilizar, sendo extremamente intuitivos e familiares.

Como mencionei no início, o modelo multiplataforma é, sem dúvida, o que mais me apaixonou neste par de auscultadores. Recorrendo à ligação de 2.4 GHz com o seu dongle USB-A incluído, passar do PC para a PlayStation 5 é tão fácil quanto tirar a pen de um lado e colocá-la no outro, sem qualquer inconveniente. Ao mesmo tempo, mudar da PlayStation 5 para a Xbox Series X|S exige apenas um passo adicional: trocar a pen de sítio e premir duas vezes seguidas o botão de ANC para sincronização imediata.

Se, no meio destes movimentos, eu quiser ouvir música do smartphone ou até mudar para a Nintendo Switch, basta mover o interruptor do lado esquerdo para baixo, ativando o Bluetooth. Uma vez configurados todos os dispositivos, a simplicidade é quase orgânica, tornando os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox uns verdadeiros auscultadores tudo-em-um para utilizadores multiplataforma.

No entanto, no meio de toda esta experiência, ficam de fora os equipamentos que requerem uma ligação auxiliar de 3,5 mm – o tradicional cabo estéreo usado, por exemplo, nos comandos das consolas. Contudo, este detalhe é cada vez menos relevante. Adicionalmente, falta a compatibilidade com a PlayStation Portal – mas esta limitação deve-se ao próprio equipamento da PlayStation.

Os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox não seriam verdadeiramente excelentes se não oferecessem, obviamente, um som de qualidade. Felizmente, até neste aspeto estão bem acima da média, considerando os valores de venda sugeridos. São, para todos os efeitos, uma solução de alta fidelidade. No entanto, os meus ouvidos não estão treinados para detetar diferenças significativas ao alternar entre as definições de 24 bit a 96000 Hz e 48000 Hz. Ainda assim, é evidente a clareza do som em conteúdos de alta qualidade, como música lossless no Apple Music, som espacial de um Blu-Ray ou jogos com suporte de Dolby Atmos na Xbox e áudio espacial na PlayStation. O som é fantástico, rico e detalhado, sem o excesso de graves que muitas soluções similares usam para mascarar falhas. Apresentam, assim, um perfil padrão equilibrado, que dispensa equalizações, seja para conteúdos estéreo ou surround – aqui potenciados pelos algoritmos de áudio espacial.

Para quem quiser explorar, existe um equalizador (ainda que limitado) através da aplicação iCue. Contudo, esta causou-me alguns problemas iniciais, com o headset a não ser facilmente reconhecido nas primeiras tentativas de acesso. Isto levou-me a uma espiral de tutoriais e tentativas de reinstalar o iCue, sem sucesso. Eventualmente, o problema foi resolvido, mas as opções disponíveis – como personalização de ações, luzes e equalização – acabaram por não me interessar para alterar o que quer que fosse, especialmente considerando que recorro ao Dolby Atmos para praticamente tudo quando estou no PC.

Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox icue
Equalização no iCue para os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox

Digno de destaque é o sistema de Cancelamento de Ruído Ativo dos Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox, que não é muito comum em headsets “para jogos”, mas que, em teoria, é extremamente útil para nos deixar mais imersos nas nossas atividades. Os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox destacam-se neste aspeto. Por si só, o isolamento destes auscultadores já é ótimo, mas, com o Cancelamento de Ruído Ativo, é como colocar uma venda nos olhos e desligar por completo do mundo, o que resulta numa experiência sonora fantástica, mais pura e imersiva.

Por outro lado, também impressiona o sistema de transparência, ou seja, o sistema contrário, que nos permite ouvir o que está à nossa volta, nomeadamente vozes ou outros sons de alerta importantes. Este sistema funciona de forma brilhante, filtrando os sons essenciais com precisão. Com os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox, deixou de ser necessário andar só com um auscultador colocado para me manter em “alerta” em relação ao ambiente.

Quanto à qualidade sonora, o microfone omnidirecional é sólido q.b. É excelente para comunicação, chamadas ou conversa em grupo, capturando a voz de forma bastante isolada. No entanto, como é habitual, não substitui um bom microfone de mesa, especialmente para quem está mais dedicado à criação de conteúdos. Felizmente, a Corsair optou por uma solução removível, ideal para quem não aprecia ter uma “antena” junto à cara.

Já em termos de autonomia, os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox comportam-se de forma fantástica, mesmo com o ANC ligado. A Corsair afirma que a bateria alcança até 60 horas de uso contínuo, o equivalente a dois dias e meio. Na prática, ao longo de uma semana e meia de uso intensivo entre todos os meus equipamentos, só precisei de carregar os auscultadores três vezes, o que foi excelente. Importa referir que os auscultadores fazem um ótimo trabalho ao avisar quando precisam de ser carregados, a partir dos 20% de bateria, dando tempo mais do que suficiente para terminar qualquer atividade antes de os ligar à corrente.

Por 329,99€, os Corsair Virtuoso Max Wireless For Xbox podem parecer uma solução cara. Considerando um utilizador que apenas utiliza um dispositivo no seu dia a dia, talvez não sejam a escolha ideal. No entanto, para um utilizador multiplataforma, que alterna entre o PC, o smartphone e as consolas num ciclo contínuo, não me recordo de nenhum headset tão versátil. Um verdadeiro tudo-em-um que, no fim de contas, substitui dois ou três pares diferentes, oferecendo funcionalidades completas e uma qualidade fantástica.

Recomendado - Echo Boomer

Este dispositivo foi cedido para análise pela Corsair.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados