Corsair Sabre V2 Pro Ultralight – Review: Tão leve como completo

- Publicidade -

As marcas de periféricos adoram apresentar os seus periféricos como “escolhas vencedoras”, mas o novo rato Corsair Sabre V2 Pro Ultralight, faz justiça a essa mensagem com uma solução que combina tecnologia de ponta com impacto real, num dos ratos mais leves do mercado.

Quanto pesa 36g? Questão redundante e, provavelmente, insignificante. 36g pesam, obviamente, pouco. Mas quando se trata de um rato para PC, este valor torna-se extremamente relevante, por ser um dos mais baixos de sempre em modelos comercialmente disponíveis. Neste caso em particular, os 36g são atribuídos ao novo Corsair Sabre V2 Pro Ultralight, e o seu efeito faz-se sentir logo a partir do momento em que o tiramos da caixa.

Quase todos os meses me passa um rato novo pelas mãos, mas, ainda assim, o meu daily driver costumava ser o Logitech Pro X Superlight de 2023. Falo no passado, porque a nova solução da Corsair veio ocupar o seu lugar permanentemente, por entregar tudo aquilo que procuro num rato para as minhas atividades diárias.

Voltando ao momento do unboxing, as primeiras impressões foram fantásticas, com a sensação de leveza tão imediata que não estava propriamente preparado. Comparativamente ao Logitech Pro X Superlight, não estamos a falar de uma diferença de metade, mas para lá caminha, dado que a solução da Logitech se apresenta com 60g, um valor que já é considerado ultraleve neste segmento.

corsair sabre v2 pro review echo boomer 2
Corsair Sabre V2 Pro Ultralight

As comparações entre ambos os ratos continuam, mas vou passar a focar-me no novo protagonista, o Corsair Sabre V2 Pro Ultralight, que é uma lufada de ar fresco num mercado saturado de soluções cheias de botões, iluminação RGB e designs radicais, mas ergonómicos, para todo o tipo de mãos e feitios. O caso do Corsair Sabre V2 Pro Ultralight é de simplicidade pura.

Tem um design de “rato genérico”, mas isto não é propriamente uma crítica, é definitivamente um elogio. É pequeno e compacto, com apenas 12 cm de comprimento e 6 de largura, com uma curvatura que o eleva a 3,8 cm com um cume quase ao centro. Como uma espécie de ovo cortado ao meio, que serve de apoio natural à palma da mão e aos dedos que o abraçam. Apesar da sua dimensão, é confortável para uma mão adulta e permite um uso contínuo durante várias horas sem causar desconfortos.

Despido de sistemas de iluminação e apenas com dois botões ao lado esquerdo, o Corsair Sabre V2 Pro Ultralight opta por um formato quase simétrico e fácil de utilizar em ambas as mãos. Esteticamente também passa despercebido, com poucos destaques visuais, sobressaindo apenas o branding da Corsair, também ele subtil, e um ou outro recorte mais angular, como os que delineiam os dois grandes botões. Disponível em dois tons, o modelo que recebi em branco não conta com mais acentos coloridos, ao passo que o modelo em preto adota o amarelo néon da Corsair nos limites da sua roda.

Mas mais interessante do que o seu design, conforto e leveza é a tecnologia de ponta que, algo tão aparentemente simples, incorpora. Desenvolvido com a ajuda de jogadores profissionais, como é comum nesta área, nasce o desejo de conceber um rato que não apresente nenhum tipo de compromissos. Por isso falamos de aspetos técnicos que vão para lá do que é realisticamente útil para a maioria dos utilizadores, e até para jogadores mais competitivos. Estamos a falar de um sensor ótico de 33 mil DPI de resolução, com uma promessa de precisão de 99,7%. De 50G de aceleração para o reconhecimento imediato de movimentos bruscos. De uma velocidade de reconhecimento de 750 IPS. E de 8000 Hz de hyper-polling para uma sensibilidade e comunicação com o computador extremamente imediata. É um rato extremamente avançado e preparado para puxar pelos limites dos jogadores.

Na prática, em utilização realista, estes valores traduzem-se numa experiência mais confiante, sem compromissos, falhas de ligação ou latência. Com os jogos – o seu principal cenário de uso – a jogarem-se de forma muito fluida, quando estes assim o permitem. Mas mais importante ainda é a flexibilidade do Corsair Sabre V2 Pro Ultralight, ao permitir um ajuste mais preciso das suas qualidades. Por exemplo, e apesar de suportar até 8000 Hz de polling, em alguns computadores pode não ser o ideal. Ou, mais tradicionalmente, os 33K DPI do sensor podem ser ajustados para valores mais adequados às capacidades de um ser humano normal.

Uma das grandes novidades do Corsair Sabre V2 Pro Ultralight, algo que pessoalmente até aprecio, é que já não é dependente do popular software proprietário da Corsair, o iCue. Apesar das suas vantagens e utilidade para quem tem, por exemplo, sistemas de ventilação e caixas da marca, por vezes apresenta determinadas quirks que não são de todo convenientes. Em resposta a esse feedback, a Corsair tornou o Corsair Sabre V2 Pro Ultralight compatível com o Corsair Web Hub, um cliente de personalização de acessórios da marca, completamente online.

O Corsair Web Hub não é particularmente complexo para o Corsair Sabre V2 Pro Ultralight, mas oferece o mínimo e essencial, como a criação de até três perfis, com diferentes definições: atribuição de teclas, para personalizar o comportamento dos vários botões do rato, em particular os dois laterais; a sensibilidade dos DPI, com cinco níveis; a taxa de polling; e um gestor de macros, para combinações específicas de teclas do teclado com o rato. Importante também neste hub é a informação do estado da bateria do Corsair Sabre V2 Pro Ultralight, algo que seria mais útil numa barra de sistema do que num browser, mas que, felizmente, não é algo que me preocupe muito. Basta estarmos atentos à luz vermelha que brilha na roda do rato e ficamos logo a saber que está na altura de o carregar.

corsair sabre v2 pro review echo boomer 3
Corsair Sabre V2 Pro Ultralight

Um dos melhores aspetos do Corsair Sabre V2 Pro Ultralight é algo que já elogiava no Logitech Pro X Superlight, definindo-o como um daily driver: a sua bateria. Para pintar aqui um quadro, recebi esta unidade a 3 de setembro e comecei a usá-la de imediato, sem a carregar. Já esta análise foi escrita duas semanas depois, a 16 de setembro, com a sua carga prestes a terminar, a medir 15%. Estamos a falar de quase duas semanas de utilização realista e intensa, tanto em produção de conteúdos como em videojogos, sem demonstrar qualquer compromisso. De notar que este valor impressionante para a sua bateria de apenas 250mA é possível graças a uma combinação de características do rato, como as definições que uso. Por exemplo, este é um rato que não gasta energia em coisas supérfluas como a iluminação e que se desliga automaticamente após um determinado tempo de inatividade (no meu caso, 3 minutos). Por outro lado, tenho o meu perfil pessoal com uma taxa de polling de apenas 1000 Hz e uma sensibilidade máxima de 3200 DPI, valores que para mim são os mais naturais e satisfatórios. Isto é particularmente impressionante quando os valores de referência da própria Corsair não fazem justiça ao seu rato, apontando para 70 horas com taxa de polling a 1000 Hz e apenas 16 horas a 8000 Hz.

Esta taxa de polling, como já devem ter percebido, é possível sem fios, através do seu recetor e processador proprietário Axon. E para este modelo, a Corsair inclui um recetor um pouco fora do comum. Em vez de ser um pequeno adaptador USB, o recetor requer o uso de um cabo (incluído) e é colocado na sua ponta, incluindo até um clipe para prender ao tapete de rato. Inicialmente questionei esta solução, mas rapidamente encontrei duas possíveis vantagens. A primeira é que coloca o recetor mais próximo do rato, evitando perdas de sinal ou interferências com outros sinais wireless, preservando a sua ligação sólida. A segunda diz respeito aos momentos em que, eventualmente, vamos carregar o Corsair Sabre V2 Pro Ultralight: ao ter o cabo ao nosso alcance, é bastante fácil e conveniente tirá-lo do recetor e proceder ao carregamento, mesmo durante o uso. O aspeto menos positivo disto tudo é que a essência de um setup 100% wireless passa a ser 99%.

Esta combinação de fatores, entre simplicidade, design leve e ergonómico, e a sua flexibilidade de personalização, com impacto real na utilização do Corsair Sabre V2 Pro Ultralight, tornam-no num autêntico vencedor. E o melhor de tudo é que não é uma solução inacessível, apresentando-se com um preço de apenas 109,99€.

reviews 2021 recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Corsair.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados