Contas de adolescentes do Instagram já estão disponíveis em Portugal

- Publicidade -

O Instagram implementou em Portugal novas medidas de segurança para proteger adolescentes entre os 13 e os 17 anos, incluindo restrições de privacidade, limitações no contacto com estranhos e ferramentas de supervisão parental.

Foi em setembro do ano passado que ficámos a saber que o Instagram tinha criado contas específicas para adolescentes, com o objetivo de lhes oferecer proteções adicionais por serem menores.

Na altura, essas contas estavam apenas disponíveis em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, sendo que, e como é natural, estas novidades vão, ao longo do tempo, ficando disponíveis noutros países, como é agora o caso de Portugal.

Com estas contas, o Instagram pretende garantir uma experiência mais segura e controlada para utilizadores entre os 13 e os 17 anos. Estas alterações surgem num contexto de crescente preocupação com a proteção da privacidade e segurança online dos jovens, sendo que as novas definições incluem uma série de restrições e proteções automáticas que limitam a exposição dos adolescentes a contactos indesejados e a conteúdos potencialmente prejudiciais.

Uma das principais atualizações envolve a privacidade das contas. Agora, os perfis públicos de adolescentes com idades entre os 13 e os 15 anos serão automaticamente convertidos em privados. Para as novas contas criadas por adolescentes, a privacidade também será definida de forma automática, tornando as contas inacessíveis a pessoas fora da rede de contactos.

Além disso, as interações dentro da aplicação também passam a ser mais restritas. A partir de agora, as mensagens só podem ser enviadas para os adolescentes por pessoas que já sigam ou com quem já tenham interagido anteriormente. Da mesma forma, só aqueles que o adolescente segue poderão identificá-lo ou mencioná-lo em publicações.

O Instagram também está a reforçar o controlo sobre os conteúdos a que os adolescentes têm acesso. A plataforma vai passar a mostrar menos publicações e comentários potencialmente sensíveis ou prejudiciais, promovendo uma experiência mais adequada à sua faixa etária.

Outra medida importante é o limite de tempo de utilização da aplicação. O Instagram vai começar a lembrar os adolescentes de fazer pausas, sugerindo o fecho da aplicação à noite e limitando o tempo diário de utilização a uma hora.

Para os pais, o Instagram oferece agora ferramentas adicionais de supervisão. Através da funcionalidade “Centro de Família”, os responsáveis podem gerir as definições de segurança da conta dos seus filhos e acompanhar a sua atividade na plataforma. Isso inclui a possibilidade de aprovar ou recusar mudanças nas configurações de privacidade, além de obter informações sobre os contactos, seguidores, e o tempo gasto na aplicação. Embora os pais possam monitorizar estas interações, o histórico de pesquisas e as mensagens enviadas não estarão acessíveis a eles, a não ser que o adolescente tenha uma conta pública ou seja um dos seus seguidores.

A supervisão parental pode ser removida a qualquer momento tanto pelos responsáveis como pelo próprio adolescente. Quando este atingir os 18 anos, a supervisão será automaticamente desativada.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados