O vosso contador foi integrado nas Redes Inteligentes? Não, não se trata de um erro

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Não estranhem caso tenham recebido uma SMS por estes dias.

Os contadores inteligentes foram desenvolvidos com o principal objetivo de acabar com as estimativas nas faturas de eletricidade, uma vez que permitem que a comunicação de leituras ao Operador de Rede de Distribuição (ORD) seja realizada de forma remota e automática (designada por telecontagem).

Adicionalmente, permitem outras mudanças que podedrão ser favoráveis para os consumidores, pois terão um impacto significativo na gestão da rede nacional de energia elétrica, por possibilitarem uma gestão mais eficiente da produção e distribuição de energia e, consequentemente, permitindo reduzir as emissões de dióxido de carbono associada à eletricidade.

A instalação destes contadores é da responsabilidade do ORD, função desempenhada na maioria dos concelhos de Portugal continental pela E-Redes, sob supervisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O que muitos podem não saber é que até podem ter um contador inteligente de eletricidade em casa, mas não estar a funcionar a 100%. Porquê? Para essa ativação ficar totalmente concluída, é necessário que recebam um SMS por parte da E-Redes a indicar que o vosso equipamento já se encontra em funcionamento. Se não for o caso, devem continuar a comunicar mensalmente as leituras do vosso contador, a não ser que queiram estar dependentes de estimativas.

Como saber se o meu contador está ativo

Como dissemos, basta uma SMS por parte da E-REDES. Quando receberem, poderão ler algo como: “Informamos que o contador de eletricidade foi integrado nas Redes Inteligentes. As suas leituras já estão a ser recolhidas automaticamente. Os serviços para alteração de potência e ciclo, ligar ou desligar a instalação, também serão acionados remotamente.”

A partir daí, já não irão precisar de comunicar mensalmente as leituras do vosso contador, uma vez que estará integrado na rede inteligente de energia, rede essa que faz de Portugal um país mais eficiente e sustentável, pela otimização dos sistemas de energia, pela redução das emissões de CO2 e pela menor utilização de recursos fósseis.

A rede inteligente tem inúmeros sensores instalados ao longo da sua extensão. Isso permite controlar ao instante o estado de toda a rede, balancear cargas e prevenir avarias antes que elas aconteçam.

A rede reage de imediato às ações dos consumidores e produtores quando eles, por exemplo, injetam energia na rede ou solicitam um aumento de potência. Graças a este autocontrolo inteligente é possível, em caso de avaria, configurar a rede de forma expedita, redirecionando os fluxos de energia e garantindo o fornecimento de energia elétrica sem interrupções.

As redes inteligentes transportam também consigo melhorias na qualidade do serviço prestado, havendo vários destaques:

  • Cálculo de consumos mensais, com base em leituras reais;
  • Alteração de potência contratada, desligação, alteração de ciclo, executadas remotamente;
  • Comunicação personalizada através de mensagens recebidas no dispositivo inteligente em casa do consumidor;
  • Monitorização eficiente via web (Diagrama de Cargas) – análise gráfica de consumos, simulação e consulta do ciclo horário para seleção do período mais aconselhado para consumir, adaptação da potência contratada ao consumo real;
  • Associação dos equipamentos inteligentes a dispositivos locais (PCs, PDA, displays) através de uma rede HAN (Home Area Network) para consulta de dados de consumo;
  • Configuração de avisos automáticos (carta, email, SMS, dispositivos locais) para uma maior racionalização dos consumos.
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2 Comentários

  1. Bom dia, já foi instalado o meu contador digital à Cerca de um ano (3/8/21),e ainda não recebi qualquer informação da parte da e.Reds! Apenas a pedir leitura manual deste contador (digital) sem qualquer instruções de leituras!! #,ou actualização.

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