Conhecida a programação completa da 14.ª edição do MOTELX

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Malasaña 32 é o filme de abertura e The Rental o de encerramento.

The Rental

São oito dias e mais de 70 sessões para matar saudades do grande ecrã e mostrar o lugar único que o cinema de terror tem no mundo de hoje. A 14.ª edição do MOTELX decorre de 7 a 14 de setembro no Cinema São Jorge, em Lisboa, e traz estreias dos cinco continentes, clássicos, raridades e filmes sobre os grandes temas da atualidade, dos fantasmas do racismo aos delírios em pandemia. The Host, de Bong Joon-ho (Parasita), é a última novidade do Warm-Up que antecede o festival entre 3 e 5 de setembro.

A abertura do festival faz-se com Malasaña 32 (O 3.º Andar: Terror na Rua Malasaña em Portugal), história de terror paranormal sobre uma família que troca a aldeia por um apartamento em Madrid e descobre que não está sozinha. O filme de Albert Pintó estreia nas salas de cinema a 10 de setembro.

Na sessão de encerramento (13 de setembro) há The Rental, slasher de Dave Franco sobre uma estadia em alojamento local que corre mal. Nos cinemas portuguesas a partir de 17 de setembro, The Rental é o segundo filme de sempre nos EUA a ser número um nos cinemas e em VOD ao mesmo tempo. A película marca também a estreia em realização do irmão de James Franco, ator que visitou o festival em 2018.

A secção Serviço de Quarto, dedicada às últimas novidades do cinema de terror, traz este ano duas estreias mundiais. Os fãs do MOTELX serão os primeiros a ver o japonês A Beast in Love (de Koji Shiraishi) e o argentino History of the Occult (de Cristian Jesús Ponce), e ainda a estreia europeia de dois filmes americanos: Sanzaru, conto gótico de Xia Magnus, e Scare Me, comédia de terror metaficcional de Josh Ruben que passou pelas meias-noites de Sundance.

Numa selecção com filmes dos cinco continentes, há ainda lugar para o terror de subtexto político da Turquia (AV: The Hunt) e da Guatemala (La llorona), misticismo folk da remota Iacútia, a zona habitada mais fria do planeta (Ich-Chi), um road movie em ácidos vindo da África do Sul (Fried Barry) e uma história macabra do Brasil (Macabro de Marcos Prado, produtor de Tropa de Elite), entre muitas outras propostas.

No capítulo pandemia, haverá sessão especial de Epidemic, de Lars von Trier, filme desconcertante de 1987 em que o realizador interpreta um médico à procura da vacina para uma epidemia que saltou de um guião de terror para a realidade. Destaque ainda para o novíssimo Host, de Rob Savage, uma aterradora sessão espírita por Zoom filmada durante a quarentena e em que o realizador teve de dirigir os atores à distância enquanto os próprios asseguravam a montagem das suas câmaras, luzes e stunts.

Em 2020 há sete filmes em competição pelo Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’argent: Advantages of Travelling by Train, de Aritz Moreno (Espanha); Amulet, de Romola Garai (Reino Unido); Darkness, de Emanuela Rossi (Itália); Hunted, de Vincent Paronnaud (Irlanda/Bélgica); Pelican Blood, de Katrin Gebbe (Alemanha); Sputnik, de Egor Abramenko (Rússia); e Stranger, de Dmitriy Tomashpolski (Ucrânia).

Na secção Doc Terror, Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist (Alexander O. Philippe) revisita o grande clássico de 1973 e Ivan o TerrirVel recupera a memória de Ivan Cardoso, criador brasileiro do subgénero terrir e um dos primeiros convidados do MOTELX. Há imagens da sua visita em 2007 neste documentário de Mario Abbade.

A completar as novidades está Grizzly II: Revenge, uma curiosa remontagem de um filme perdido de 1983 que queria ser Jaws, mas com um urso e onde podemos ver George Clooney, Laura Dern, Charlie Sheen e Timothy Spall em princípio de carreira. E por falar em peripécias, a equipa da produtora Bro Cinema virá ao MOTELX conversar sobre a aventura que foi filmar o recente Color Out of Space em Sintra com Nicolas Cage, alpacas e um realizador tornado eremita de montanha no sul de França – não outro senão Richard Stanley, convidado de honra do MOTELX em 2015.

Estes destaques juntam-se à programação anteriormente anunciada, que inclui a retrospetiva Pesadelo Americano: Racismo e Cinema de Terror, filmes da nova vaga de terror feminino, e a secção Pedro Costa: Filmar as Trevas, com presença do realizador.

Antes do MOTELX, o Warm-Up dá o mote para mais uma grande edição do festival com eventos gratuitos de 3 a 5 de setembro. Depois de A Mulher-Sem-Cabeça, uma performance/concerto a partir de um texto de Gonçalo M. Tavares com ilustrações ao vivo de António Jorge Gonçalves e voz do MC Papillon (3 de setembro, Convento de São Pedro de Alcântara) e de um jantar encenado a partir de um texto de Fernando Pessoa (4 de setembro, Espaço Brotéria), há projeção de The Host no Largo Trindade Coelho (5 de setembro).

No que toca aos bilhetes, fiquem a saber que estarão à venda na Ticketline a partir de 31 de agosto. É de relembrar, ainda, que a edição deste ano decorre em formato alargado e adaptado às recomendações de segurança da DGS. Sessões mais espaçadas, lotação das salas reduzida a 50%, higienização reforçada dos espaços e uso obrigatório de máscara são algumas das medidas adoptadas para que o público possa desfrutar do MOTELX sem medos.

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