A nova temporada de Fórmula 1 está a chegar. O primeiro Grande Prémio de 2022 é o do Bahrain e acontece já entre os dias 18 e 20 de março. Uma temporada com novos regulamentos, trazendo também novos carros e novos desafios para todas as equipas. Em 2022, as mudanças nos monolugares são muitas e podem, aqui, ficar a conhecer todos os 10 carros que se preparam para competir.
Desde que os motores híbridos foram apresentados na Fórmula 1 que a prova é dominada pela Mercedes. Foi apenas na última época que a Red Bull conseguiu dar luta e até conquistar o campeonato de pilotos, com a vitória de Max Verstappen. No entanto, a Mercedes continuou a levar para casa o Campeonato do Mundo de Construtores com o seu W12 E Performance, algo que já dura desde 2014 com o W05 Hybrid.
Mas na temporada de 2022 tudo muda. Embora os motores permaneçam inalterados até 2025, os regulamentos para a construção dos carros e limites nos orçamentos das equipas fazem com que as unidades motrizes tenham que se adaptar ao novo tipo de carro… algo que pode fazer com que existam algumas alterações na cadeia alimentar do paddock. Será que 2022 marca o ano em que a Mercedes perde o primeiro Campeonato do Mundo de Construtores na era híbrida?
Cada um dos carros apresentados tem as suas particularidades. A Mercedes tem sidepods como mais ninguém tem, ou espelhos retrovisores que parecem fazer mais do que permitir olhar para trás; a Ferrari tem um dos carros com aspeto mais agressivo na grid; e a Alfa Romeo apresenta um monolugar que, aparentemente, arrisca na tentativa de chegar mais acima nas equipas que lutam pelo meio da tabela.
Embora exista uma pequena noção sobre o desempenho das equipas, é impossível prever o que é que vai acontecer no próximo fim de semana, altura em que a Fórmula 1 está de regresso ao Bahrain para mais uma temporada. Em Portugal, poderão assistir ao Grande Prémio através da Sport TV e do seu Pack Motores ou, no fim da corrida, ler o resumo aqui no Echo Boomer.
Por agora, e para se prepararem para a próxima época, temos um conjunto de galerias de imagens que mostram todos os carros que vão estar na grid à espera do primeiro “it’s lights out and away we go” de 2022.