Estes novos equipamentos começam a chegar às mãos dos utilizadores no próximo dia 20 de setembro.
O iPhone 16 Pro é o novo smartphone topo de gama da Apple e, conforme já havia sido anunciado por diversos rumores, os dois modelos desta linha apresentam ecrãs maiores que os seus antecessores, ou seja, um ecrã de 6,3 polegadas para o modelo “padrão”, o 16 Pro, e 6,9 polegadas para o iPhone 16 Pro Max.
Isso significa que o ecrã é 0,2 polegadas maior que os modelos anteriores e, casualmente, o Pro Max está próximo das dimensões de um mini-tablet (7 a 8 polegadas). O design não muda, mas ambos os modelos possuem uma carcaça de titânio grau 5 (em suma, ainda mais sólida e resistente a arranhões). Quatro cores estão disponíveis: titânio preto, titânio branco, titânio natural e titânio areia.
O processador A18 Pro destes novos modelos (gravado no processo de 3 nm) possui um NPU (desculpem, Neural Engine na linguagem da Apple…) com 16 núcleos, o suficiente para garantir que o Apple Intelligence funcione 15% mais rápido. Há também um ganho de 17% na largura de banda da memória em relação ao A17 Pro, sem esquecer uma cache ainda maior. Quanto ao CPU, o ganho na velocidade de cálculo é de 20% em relação ao A17 Pro que equipa o iPhone 15 Pro (e com 20% menos consumo de energia). Para fazer face a toda esta potência contida num espaço tão pequeno, a Apple afirma ter melhorado a eficiência térmica dos seus novos smartphones topo de gama. Também ficámos a saber que o Ray Tracing é duas vezes mais rápido que a do A17 Pro. Outra melhoria, as transferências USB 3 são mais rápidas.
Todos os sensores do iPhone 16 Pro/Pro Max são sensores novos e, desta vez, a Apple não faz mais distinção entre os modelos Pro e Pro Max. A unidade fotográfica inclui o sensor fotográfico principal Fusion de 48 megapixeis, um sensor fotográfico ultra grande angular de 48 megapixeis e uma lente telefoto x5 de 12 megapixeis + sistema de tetrapismo no iPhone 16 Pro. Tetraprismo para todos, portanto, e não apenas para o modelo Max.
O iPhone 16 Pro tem o novo botão lateral para fotos/vídeos. Novos estilos fotográficos com visual bem “profissional” estão disponíveis para ainda mais personalização nas fotos, sendo que o estilo pode ser alterado após tirar a foto. O iPhone 16 Pro também oferece modo cinematográfico em câmara lenta e é possível alterar a velocidade (número de frames/segundo) após gravar o vídeo. Também é possível filmar em 4K a 120 frames por segundo, em Dolby Vision, Log e ProRes.
O áudio não foi esquecido. Assim, é possível capturar som em áudio espacial enquanto os quatro microfones integrados irão melhorar muito a gravação de som. A função de mixagem de áudio permite selecionar e isolar fontes de som durante a gravação, como se tivesse um mini estúdio de mixagem integrado no iPhone (e novamente acessível de forma muito simples a partir da interface). Os recursos avançados de vídeo/áudio do iPhone 16 Pro foram utilizados até nas filmagens do último videoclipe do The Weeknd!
A aplicação Dictaphone vai melhorar este ano. Assim será possível sobrepor um ficheiro de áudio (como uma guitarra) à voz que estão a gravar. O ecossistema Magsafe está a evoluir e novas capas estão disponíveis para acomodar o novo botão lateral, bem como um novo carregador MagSafe que permite um carregamento mais rápido.
Preço e disponibilidade Apple iPhone 16 Pro
O iPhone 16 Pro estará disponível com 128GB por padrão e o iPhone 16 Pro Max com 256GB. Os preços começam nos 1.249€ para o iPhone 16 Pro e a partir de 1.449€ para o iPhone 16 Pro Max. As pré-encomendas começam a 13 de setembro para entregas a 20 de setembro.