Conheçam o novo iOS 18 com foco na personalização

- Publicidade -

iOS 18 oficialmente anunciado e primeira versão beta já disponível.

Tal como estava prometido, a Apple realizou ontem o seu Keynote anual onde, entre as muitas novidades, anunciou o novo iOS 18, a nova versão do sistema operativo móvel do iPhone. E com esta nova versão, o grande destaque parece ir para a personalização, já que o SO ganha muitos novos recursos nesse sentido.

Em primeiro lugar, o ecrã inicial do iOS 18 vai sofrer uma grande reformulação para disponibilizar novas opções de personalização. Os utilizadores poderão, por exemplo, reposicionar os diferentes ícones para destacar melhor a imagem do papel de parede. Mas acima de tudo, passa a ser possível aplicar uma tonalidade no ecrã, que modifica a cor dos ícones.

O centro de controlo também foi modificado para melhorar a acessibilidade. Assim, os utilizadores podem criar e personalizar diferentes “grupos”, cada um contendo diferentes opções de configuração. Podem aceder ao mesmo simplesmente deslizando: automação residencial, música, configuração… Tudo chega rapidamente ao vosso alcance. E a Apple também fornece API de controlos, que permite gerir o acesso às aplicações diretamente no ecrã de bloqueio. Melhor ainda, podem utilizar o botão de ação do iPhone 15 Pro para esse fim.

A Apple também reviu as opções de privacidade no iOS 18. Por exemplo, os utilizadores podem bloquear ou ocultar uma aplicação. Para aceder à mesma, é necessário voltar a autenticar, mesmo que o telefone já esteja desbloqueado. Da mesma forma, torna-se possível refinar a escolha dos contactos aos quais uma aplicação tem acesso.

A Apple aproveitou esta nova versão do sistema operativo para rever as mensagens. Agora, os utilizadores podem reagir via tapback com todos os emojis, ou ainda aplicar “efeitos de texto”, pequenas animações que são lançadas quando enviam uma mensagem. Surgiu uma opção de envio por satélite, com criptografia ponta a ponta. Por fim, agora podem agendar mensagens para envio automático posteriormente.

A aplicação Mail agora oferece classificação automática de e-mails recebidos por categoria. Uma categoria principal, uma para transações, atualizações de redes sociais… Tudo totalmente personalizável. Cada uma dessas categorias pode ser encontrada em feeds separados gerados automaticamente. A Wallet ganhou o recurso Tap To Cash, que permite que os utilizadores paguem dinheiro diretamente juntando dois telefones, enquanto o Apple Pay Online adicionou recursos adicionais que permitem gerir as contas bancárias. Informações mais completas também podem ser encontradas na compra de bilhetes para eventos.

iPhone

No lado dos jogos, a Apple aplica no iOS 18 a redução de atividade em segundo plano, o que promete uma melhoria no tempo de resposta de dispositivos sem fio, como Airpods ou outros controladores.

Por fim, temos novidades na aplicação Fotos no iOS 18, que como não podia deixar de ser, também passou por uma reformulação. Sempre organizada por grade quando abera, os utilizadores podem ordenar por mês ou ano, tudo aplicando filtros, como “somente capturas de ecrã”. No entanto, aparece abaixo desta grelha um espaço onde podemos encontrar vários álbuns gerados e ordenados por assunto. Entre as categorias mais populares estão as fotos tiradas recentemente, ou mesmo de viagens, condensando as fotos de acordo com o local e a data da viagem.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados