Fazem compras online? Têm de atualizar o número de telemóvel no banco até final de agosto

- Publicidade -

E depois também têm de adotar as soluções de autenticação forte.

compras online

Não é a primeira vez que se fala nisto. Na verdade, os requisitos de autenticação forte do cliente entraram em vigor a 14 de setembro do ano passado, com o objetivo de reforçar a segurança das compras e evitar burlas e fraudes.

Da parte dos bancos já está tudo praticamente pronto, pelo que, agora, é a vez de os clientes fazerem a sua parte.

Esta atualização relativamente a este assunto foi divulgada pelo Banco de Portugal esta segunda-feira, onde divulga um “plano nacional de migração para a autenticação forte do cliente no comércio eletrónico com cartão. Este plano sistematiza as ações a desenvolver pelos bancos/prestadores de serviços de pagamento (emissores e adquirentes), comerciantes e consumidores, para que as regras de autenticação forte do cliente sejam aplicadas aos pagamentos com cartão no comércio eletrónico a partir de 31 de dezembro de 2020”.

Vamos por partes. Primeiro, têm até 31 de agosto para atualizar os vossos contactos telefónicos juntos dos bancos no quais têm contas. Porquê? É que, a partir de 31 de dezembro, a autenticação forte estará ativa, o que significa que, a partir desse dia, para qualquer compra online, passarão a receber um SMS que possa comprovar que são de facto vocês, donos da conta, que estão a efetuar uma compra na Internet. O objetivo, como já referimos, é evitar burlas e fraudes.

Já existem casos em que, utilizado o cartão bancário, algumas entidades enviam um SMS com um PIN que se tem de colocar na web para terminar a compra. E é isso que vai passar a acontecer a partir do último dia de 2020.

Por exemplo, se têm conta num banco e o qual pede a confirmação de digitos do cartão matriz ou de uma password que terão definido, isso já não será suficiente. Irão também receber uma SMS com um código que terão depois de inserir.

Na verdade, já vários bancos aplicam esta prática. O que não conseguimos perceber foi se esta lógica também se aplica a cartões virtuais gerados via MB Way, por exemplo, mas acreditamos que seja transversal.

- Publicidade -

Relacionados