Arrancou a primeira fase do Porto Seco da Guarda, projeto que visa modernizar a logística regional e nacional, com ligação direta aos portos de Leixões, Aveiro e outros.
A primeira fase das obras do Porto Seco da Guarda arrancou esta quarta-feira, 9 de julho, no terminal ferroviário da cidade. Este projeto, com um investimento aproximado de 4 milhões de euros e um prazo previsto de execução de nove meses, está a cargo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e visa reforçar a ligação ferroviária da região aos principais portos de Portugal.
Durante a visita ao local da futura infraestrutura, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, destacou o papel estratégico do empreendimento, salientando que o Porto Seco é uma mais-valia não só para a cidade, mas também para a região e para o país. Para o autarca, esta infraestrutura representa um impulso essencial para a afirmação logística e o crescimento económico local, recordando que “este foi um dos principais objetivos deste mandato, e agora já é um facto que a Guarda contará com serviços aduaneiros para importação e exportação de mercadorias”.
O projeto do Porto Seco da Guarda inclui a construção de um edifício para serviços administrativos e inspeções aduaneiras, a ampliação das vias-férreas existentes para acomodar comboios de mercadorias com até 750 metros, e o reforço do terrapleno para permitir a movimentação anual de mais de 45.000 contentores de 20 pés. Está prevista ainda a instalação de vedação perimetral, controlo de acessos, alimentação elétrica para contentores frigoríficos, telecomunicações, videovigilância, uma báscula rodoviária, barreiras acústicas e a integração paisagística da área.
João Neves, presidente da APDL, presente na visita, indicou que esta etapa deverá ser concluída dentro do prazo estabelecido, com a expectativa de que, em meados de 2026, os primeiros comboios com mercadorias sigam para os portos de Leixões, Aveiro e outros mercados.
Este investimento traduz-se num avanço significativo para a modernização da logística nacional, reforçando a competitividade da Guarda como plataforma logística e potenciando as exportações portuguesas.
Foto: CM Guarda