A partir de meados de dezembro.
Quem vive em Setúbal e anda todos os dias de Fertagus, saberá perfeitamente por esta altura que, até aqui, os comboios da empresa saem da estação ferroviária da Praça do Brasil de 30 em 30 minutos, nas horas de ponto, e de hora em hora, nos restantes períodos. Mas isso vai mudar.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, anunciou esta tarde na sua página de Facebook, que, a partir de meados de dezembro, os comboios da Fertagus que ligam Setúbal a Lisboa vão começar a sair de vinte em vinte minutos.
“O primeiro comboio parte de Setúbal às 05h43 e o último às 00h43 e de Lisboa o primeiro sai às 05h53 e o último à 01h23. Aos fins de semana e feriados o primeiro parte de Setúbal às 06h03 e o ultimo às 23h03. De Lisboa o primeiro comboio parte de Roma-Areeiro às 06h13 e o último às 00h43. Sempre de vinte em vinte minutos”, lê-se na publicação feita pelo autarca.
Com esta medida, diz André Martins, “será possível garantir uma melhor mobilidade ferroviária dos nossos munícipes para a capital e para os restantes concelhos da península de Setúbal, além de se aliviar a pressão notória que se sente nas carreiras rodoviárias da Carris Metropolitana para Lisboa”.
No entanto, o presidente do município não está inteiramente satisfeito após várias reuniões mantidas com Ministério das Infraestruturas, com a IP – Infraestruturas de Portugal e com a Fertagus, pois pretende que o “serviço da Fertagus seja estendido a Praias do Sado para servir os milhares de alunos e professores do Instituto Politécnico de Setúbal e a população daquela zona”.