Vem aí uma revolução nos comboios de Lisboa: os da Fertagus vão poder chegar a Oriente

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Além disso, e até 2029, também os comboios que partem de Cascais poderão chegar a Oriente.

A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou o Projeto de Execução e Estudo de Impacte Ambiental para a Quadruplicação da Linha de Cintura (Roma/Areeiro – Braço de Prata) e a Modernização da Linha do Norte no troço Braço de Prata – Sacavém.

Desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Investimentos (PNI2030), este importante empreendimento visa aumentar a capacidade operacional do sistema ferroviário, melhorando as condições de mobilidade, permitindo assegurar mais comodidade aos milhares de passageiros que utilizam o transporte ferroviário nas suas deslocações diárias na Área Metropolitana de Lisboa.

O projeto envolve a execução de intervenções numa extensão total de cerca de 15,5 quilómetros e engloba:

  • A quadruplicação da Linha de Cintura, entre as Estações de Roma/Areeiro e de Braço de Prata;
  • A modernização da Linha do Norte entre as Estações de Braço de Prata e de Sacavém, incluindo a reformulação integral do diagrama de via da Estação do Oriente, com inserção de mais três vias;
  • A construção de novas Estações em Chelas/Olaias e em Braço de Prata e do novo Apeadeiro de Marvila, adequadas aos novos serviços ferroviários e que asseguram melhores condições de segurança, conforto e acesso aos utilizadores. A Estação em Chelas/Olaias será dotada de uma interface com a Estação de Metro das Olaias;
  • A construção de seis novas obras arte ferroviárias (três pontes, um viaduto e dois túneis);
  • A substituição integral dos sistemas de catenária nos troços da Linha de Cintura e Linha do Norte objeto de intervenção;
  • A construção das infraestruturas de suporte à componente de Sinalização e Telecomunicações;

Estas intervenções permitirão o aumento da oferta nas Linhas de Cintura, do Norte e de Sintra, em particular dos suburbanos, mas também nos regionais e de longo curso. A concretização destes investimentos irá ainda criar condições para a implementação de novos serviços de Alta Velocidade entre Lisboa-Oriente e Porto-Campanhã.

Esta intervenção permitirá transformar as linhas férreas de Lisboa numa linha de metro de grande capacidade. Por exemplo, uma das maiores mudanças acontecerá na Estação do Oriente. Atualmente com oito linhas, a reformulação integral do diagrama de via permitirá a inserção de três novas linhas, passando a contar com 11.

Isto permitirá, eventualmente, que os comboios que ficam parados na estação de Braço de Prata, que antecede a Gare do Oriente, já não tenham de ficar parados “à espera de autorização para entrar”, disse Manuel Margarido Tão, especialista em ferrovia, ao site A Mensagem. Do ponto de vista técnico, refere o especialista, a Quadruplicação da Linha da Cintura permitirá duplicar a oferta da Linha de Sintra.

Outra grande mudança que pode acontecer, uma vez que é ambição antiga da Fertagus, é a chegada dos seus comboios à Estação do Oriente. Graças à quadruplicação, os comboios podem deixar de terminar viagem na estação Roma-Areeiro, levando os passageiros finalmente até Oriente. Não só será útil para quem, por exemplo, vem da margem sul do Tejo e vai apanhar um avião ao Aeroporto de Lisboa, como para quem pretender apanhar outro comboio que o leve da capital portuguesa para o Porto.

Há ainda outra grande novidade que pode ser uma realidade até 2029: a chegada de Cascais a Oriente sem ser preciso trocar de comboio. Para que tal seja possível, será necessário criar um túnel ferroviário de pouca extensão, fazendo desaparecer a atual estação Alcântara-Terra, e dar lugar a uma nova estação subterrânea com uma concordância à Linha de Cascais.

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46 Comentários

  1. Blá blá blá mas ainda há quem acredite nesta gente? Se houver, ou são ingénuos ou são…
    Os portugueses ainda não perceberam que esta gente está lá para se governarem e não para governar.
    Quando é que abrem os olhos?
    Quando começam a questionar os 50 anos da dita liberdade?
    Quando deixam de ser ingénuos?
    Quando deixam de ser parvos?
    Irra, isto brada aos céus. Quanto mais são explorados, quanto mais espezinhados, quanto mais humilhados, parece que mais gostam de o ser.
    Com impostos altissimos, com ordenados miseráveis, com reformas dignas de um país de 3º mundo, enquanto eles se reformam aos 50 anos e principescamente, não há meio de acordarem.
    É um caso de estudo, este povo imbecil.
    Têm os políticos que merecem.

  2. Lamentavelmente pensa-se muito na comodidade e na mobilidade dos lisboetas e esquece-se de melhorar a ferrovia no Algarve. Electrificação da linha não vai ampliar a oferta no sul e não motivará para o uso do comboio, enquanto não se pensar, também, na duplicação da linha e no reforço dos horários. Ainda aguardamos pelo Hospital Central.

  3. Então se a Fertagus é assim tão boa por ser privada para quando o serviço até Setubal de meia em meia hora no mínimo é uma vergonha não haver mais comboios até lá?

  4. Farto de tanta treta. Últimos oito anos ZERO.

    Médicos de família para todos os portugueses…..qual era o ano?

    Construção de casas até 2026……150 mil….ou será só 150.

    Novo aeroporto ou complementar …..onde anda……mais um estudo…

    Ainda acreditam??????

  5. Na linha de Cascais a tensão é 1500 volts de corrente continua e no resto da rede é de 25000 volts de corrente alterna, pelo se deu ai inicio das obras de mudança de catenária, para que ao chegarem as novas composições possam circular novamente. As mesmas serão bimodo podendo circular quer com a tensão antiga quer com a nova.

  6. Farto de promessas!!!!
    Não se vê obra nenhuma!!
    Adjudicações diretas futuras?
    Promessas, promessas…
    Quase oito anos sem ver nada de jeito deste governo. Até o PRR está atrasado…

    • É ir ao locais, muitas obras a decorrer (com atraso infelizmente) mas a decorrer pelo país inteiro.

    • Não podia estar mais de acordo. O metro cuja chegada a Alcantara foi anunciada para 2013, nem vestigios.
      VER PARA QUERER.

  7. Quem é português e vive o pulsar da rotina por cá, ouvindo políticos, gestores, empresários,este e aquele, já não dá importância. Somos os melhores na retórica, isso sim, nas boas intenções, isso sim, mas tudo exprimindo…… DÁ VONTADE DE RIR (OU CHORAR, NEM SEI BEM…)

  8. Tudo para os lisboetas que são os donos de Portugal. Para o Algarve nada .Até agora a tal electrificação de Faro a vila real de santo António fica na gaveta esquecida por mais uns anos.Que grande palhaçada.

  9. O artigo está incompleto também a catenária da linha ferroviária entre Cascais – Lisboa será 100 % nova !

    • Toda a linha de Cascais se passar um dia a 25KV AC terá de ser reclassificada ,Haja dinheiro e boas comissões

  10. Com tanta promessa…aproveitem e incluam a linha do oeste,porque já foi prometida duas vezes.
    Sejam realistas e não enganem as pessoas, pois não merecem.

  11. Que bom, o país vai desenvolver tanto que nem eu sei qual o comboio que devo apanhar! Eu vivo no interior do país, espero um dia poder ter o privilégio de conhecer esse novo investimento na capital…

  12. Tiremos o PS da equação e Portugal começará a progredir. Estas e muitas outras linhas surgirão no lugar de linhas de comissões, pseudo-estudos e tachos para boys.

  13. Como ja aqui foi dito a expo foi ha 24 anos esta obra podia ja ter sido feita, e o custo na altura nao era mais de que 12 milhoes aliás vesse ao longo do percurso areeiro/oriente algumas infraestruturas ja feitas paralelo ha linha existe os governos PS/PSD nao avançaram por burrice.
    Quanto ha linha de cascais/oriente, ver para crer, ha anos que se fala fazer isto e aquilo no tempo do Sócrates esteve para avançar com a mota/engil a faxer a obra em compensação ficava com um terminal de contentores mas por causa das vistas para o tejo etc etc nao avançou ia custar 400 milhões nao estou a ver onde vao buscar esse dinheiro? Pois nem sequer faz parte do pacote do PRR , nao estou tambem a ver as “tias” e os “tios” de Cascais deixaram a A5 para irem de comboio ate ao oriente, se houver dinheiro devia ser gasto ou investido no metro/electrico da margem sul que está estagnado ha anos devia ser prolomgado ate ha Costa Caparica e Barreiro/Montijo

  14. Mas quando é que a Fertagus começa a ter concorrência directa? Já há muitos anos que a CP tem capacidade operacional para fazer serviço urbano do Oriente para Setúbal, directamente. Mas como a Fertagus é uma empresa privada, com protecionismo estatal, não pode ter concorrência directa.

    • Não esquecer que à época o Presidente da CP Engº Martins de Brito pretendeu colocar comboios nesse troço.
      Resultado.
      Substituído e colocado numa prateleira.

    • Não percebo a diabolização da Fertagus.
      Já fui cliente Fertagus e só posso falar bem.
      Fazem o que se pede. Chegam a horas, não suprimem composições e greves… nem vê-las!!
      O lucro da Fertagus é importante mas não ignoram o interesse do cliente.
      Posso testemunhar uma situação para a qual eu próprio alertei e que foi prontamente assistida.

      Apanhei o comboio em entrecampos com destino a Roma-areeiro com o objectivo de conseguir um bom lugar para, na volta, vir até Penalva.
      Nesse curto trajecto apercebi-me dum barulho estranho e do “saltar” da carruagem.
      Enquanto paramos em Roma-areeiro avisei o revisor que por sua vez avisou o maquinista.
      Prontamente agradeceram e prometeram tomar medidas.
      Verifiquei imediatamente que o comboio seguiu mais lento do que o habitual e ao chegarmos a Coina, fomos informados duma avaria num conjunto de rodas e que iríamos parar num cais de embarque diferente onde já aguardava outro comboio para fazer o restante trajecto até Setúbal!!!
      Um Excelente exemplo a seguir!

  15. Este povinho não merece mesmo nada só sabe FALAR MAL do vai tendo, ninguém valoriza nada do esforço que o governo de Portugal desenvolve, até parece que o dinheiro para estas obras caem do Céu. Para um PAÍS COMO É O NOSSO, que para tudo que tem que fazer tem que andar de MÃO ESTENDIDA AO MUNDO ponhamos a nossa mão na consciência e deixemos de influenciar as pessoas negativamente sobre tudo e todos, somos um POVO POBRE E MAL AGRADECIDO, assim podem ter a certeza que não iremos a lugar algum. Para terminar o meu desabafo, ESTE POVO MAL AGRADECIDO E TRAIDOR COMO OS SEUS GOVERNANTES,NÃO TIVESSEM OFERECIDO AS PROVÍNCIAS DO NOSSO ULTRAMAR SEM QUAIS QUER CONDIÇÕES A ESSES POVOS. Vejam o exemplo da nossa ALIADA INGLATERRA , entregaram SIM MAS COM MUITAS CONDIÇÕES, ninguém FICOU A PERDER COM A MUDANÇA. Bem é VERDADE que cada POVO TEM O QUE MERECE. Só lamento OS QUE ACREDITARAM E DERAM O SEU SANGUE PARA FAZEREM O QUE FIZERAM NA QUELAS TERRAS EM NOME DO SEU TRABALHO FAMÍLIA E DE PORTUGAL, um POVO TRAIDOR COMO O NOSSO NADA MERECE, mais nada digo porque sou só uma voz no meio destes TRAIDORES , a História ainda irá julgar os mesmos, não sei quando mas vai acontecer, foi errado de mais para passar impune nas futuras gerações.

    • O dinheiro vem de Bruxelas e somos já o pais mais pobre da UE e o 5o mais pobre da Europa, pior apenas a Albania, Arménia, a Bielorrusia e a Bulgaria, gracas a Socrates que o metru no bolso e Costa wue deu aos amigos temos o crescimento do PIB pior da UE nos ultimos 20 anos actaxa crescimento PIB = 0.5 apenas 10 vezes menos que Irlanda = 5% /ano !?

  16. Mais um atropelo às prioridades ferroviárias do País. Ao invés de avançar urgentemente com a TTT de modo a permitir um eixo ferroviário eficiente do Minho ao Algarve, eterniza-se a gincana ferroviária ao redor de Lisboa para que os pobres passageiros percam mais 35 minutos na sua longa viagem. E continua a impedir-se a passagem por Lisboa dos comboios de mercadorias de 750m. Que NUNCA PASSARÃO na Ponte 25 de Abril. Neste país, a EFICIÊNCIA DO INVESTIMENTO é reduzida pois anda ao sabor dos interesses de grupos, grupinhos e grupelhos. Pobre País, Pobre Povo!

    • A TIS da qual faz parte o prof. José Manuel Viegas fez um estudo para a travessia do Tejo em túnel em via sêxtupla, sendo uma para a Alta Velocidade, outra para os suburbanos e mercadorias e outra para os urbanos.
      Não sei se seriam três túneis ou um túnel único.
      Nunca li ou vi desenhos, mas a proposta já é antiga, e não sei o que fica mais barato, porque qualquer das hipóteses tem de contar com os tremores de terra de alguma intensidade e agora que o de Lisboa já está no ponto para acontecer novamente.
      Quem perceber do assunto escreva o que fica mais barato, já que a travessia em ponte é só em via quadrupla.

  17. Isto vai ser muito bom,mas realmente já podiam ter pensado antes..a longo prazo,,Mas é os governos que temos,,, preferem meter ao Bolso do que ,dar á população.Teve que chegar o Sr Costa para está M.r.d ,andar p/frente,.

  18. Somos realmente pequenos e limitados…é incrível como não conseguimos planear e executar a longo prazo….a Expo98 foi à 24 anos!!!!!…e lá vamos novamente entrar em obras!

  19. E ou alterar a tensão da linha de Cascais ou adquirir comboios que permitam operação com 2 tensões.

    • Pode dar mais detalhes do que afirma?
      Nitidamente percebe-se que é conhecedor do tema mas aprofunda pouco.
      Os comboio de Sintra têm outra tensão eléctrica? Não podem circular noutras linhas?
      Gostaria de perceber melhor sobre o tema.
      Obrigado

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