A suspensão da circulação entre Cais do Sodré e Algés deve-se aos trabalhos de reposição do traçado original da linha.
O Metropolitano de Lisboa, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciaram que irão realizar uma série de obras que implicarão a suspensão temporária da circulação de comboios da CP na Linha de Cascais, entre as estações de Cais do Sodré e Algés. A interrupção terá início a partir de 7 de abril, entre as 22h e as 05h, e irá ocorrer em vários períodos durante o mês de abril e maio.
Além da suspensão programada entre 7 e 13 de abril, a interrupção total do serviço será alargada para o período entre as 22h de 25 de abril e as 05h de 28 de abril, e novamente entre os dias 2 e 5 de maio, no mesmo horário.
Estas suspensões visam a reposição do traçado original da linha, que foi temporariamente alterado devido à construção do novo túnel do metro. Este túnel fará a ligação entre a futura estação de Santos, da linha Circular, e a estação do Cais do Sodré, no metro. A alteração da linha é necessária para possibilitar os trabalhos de construção e garantir a segurança e a eficácia das obras.
Embora a circulação de comboios da CP seja interrompida, os serviços do Metropolitano de Lisboa não serão afetados, uma vez que os trabalhos decorrerão de forma faseada, sobretudo à noite e durante os fins de semana, de modo a reduzir ao máximo o impacto nos passageiros. A decisão de interromper a circulação na Linha de Cascais foi tomada devido aos desafios técnicos e infraestruturais que o local apresenta, incluindo questões relacionadas com o subsolo, que tornam incompatíveis a realização das obras com a circulação ferroviária normal.
Para minimizar os transtornos causados pela interrupção, a CP disponibilizará serviços rodoviários de substituição durante as obras de modernização da Linha de Cascais, em colaboração com outros operadores de transporte como o Metropolitano, a Carris e a Câmara Municipal de Lisboa. Para além disso, as entidades responsáveis pelas obras têm preparadas diversas medidas para reduzir o impacto da suspensão do serviço nos dois fins de semana previstos para abril e maio.