Celebra hoje 50 anos de existência, mas só chegou a Portugal em 1985.
Há 50 anos, a 3 de abril de 1973, nasceu o primeiro código de barras, que inaugurou a nova era da distribuição moderna e revolucionou processos de negócio, oferecendo uma maior eficiência às cadeias de valor. A Portugal chegou em 1985, introduzido pela GS1 Portugal, que atribuiu, desde o início da sua atividade, 15307 códigos CEP – Código de Empresa Portuguesa.
A utilização dos códigos de barras permite a leitura rápida e precisa de dados, uma maior gestão de stocks, a redução de custos operacionais, a rastreabilidade e transparência das cadeias de valor, a eficiência dos processos e, como resultado cumulativo de todas estas variáveis, o aumento da produtividade, da competitividade e o desempenho mais sustentável das empresas. A monitorização e controlo em tempo real das cadeias de valor permite a diminuição de erro e proporciona uma melhor experiência ao cliente, ao evitar erros na identificação de produtos e uma maior velocidade e eficiência nas transações.
Desde o código de barras unidimensional atualmente presente a nível global em múltiplas categorias, à mais recente codificação bidimensional, a GS1 Portugal tem vindo a acompanhar as tendências do mercado, no sentido de oferecer soluções que permitam reunir mais e melhor informação sobre os produtos, perspetivando com entusiasmo as oportunidades que este recurso oferece no futuro.
Cinquenta anos depois, com a evolução tecnológica e a crescente exigência dos consumidores, nomeadamente a nível de sustentabilidade, o código de barras continua a ser uma ferramenta essencial para as cadeias de distribuição e para os consumidores, mas, agora, com recurso a inovação e digitalização, materializando-se na codificação bidimensional. O surgimento dos códigos 2D, de que são exemplos os QR Codes e o GS1 DataMatrix, representam um elevado potencial de agregação de informação. Já em ampla utilização no setor da saúde, estão a ser realizados testes no setor do retalho, e apresentam um grande potencial para outros setores.
A origem do código de barras
As bases da criação do código de barras foram lançadas em 1948, nos Estados Unidos, quando Joe Woodland e Bob Silver desenvolveram um sistema para um supermercado de bairro capaz de identificar os produtos à saída da caixa. Contudo, a tecnologia disponível na altura não era suficiente para dar resposta a esta ideia, pelo que a sua concretização apenas começou a ser possível nos anos 50 e 60 – o início de uma nova era tecnológica -, com o lançamento do primeiro laser, que veio alavancar o processo de leitura dos códigos de barras. A 3 de abril de 1973, os líderes do retalho nos Estados Unidos conceberam um standard único, o Código de Barras GS1.
O crescimento da GS1 Portugal, organização neutra, sem fins lucrativos, responsável pela implementação de standards para a promoção de uma maior eficiência ao longo de toda a cadeia de valor, tem sido notório ao longo dos últimos anos, contando, atualmente, com cerca de 9.500 empresas associadas. No seu primeiro ano de atividade, a organização contava com 137 empresas associadas, número que aumentou para 2956 dez anos depois.