O mesmo que dizer que a oferta de crédito pessoal chegou ao nosso país.
Tal como anos anteriores, 2024 está a ser recheado de novidades para a Revolut. Até então, a fintech tinha disponibilizado o Robo-Advisor, uma nova ferramenta que automatiza investimentos adaptados às necessidades dos clientes; adicionou uma camada adicional de proteção de segurança aos seus serviços com recurso à IA; e obrigações à sua oferta de investimento em Portugal, o que fez com que os clientes já possam investir em obrigações de empresas e do Estado.
Mas algo ainda mais importante estava para vir, até porque já tinha sido prometido: créditos pessoais. E essa novidade já chegou, pelo menos para alguns clientes, o que faz com que, a partir de agora, já seja possível pedir empréstimos através da Revolut.
Para já, apenas alguns clientes têm acesso ao crédito pessoal, sendo que a funcionalidade irá ser progressivamente implementada nos próximos meses. E quanto aos pedidos de empréstimo, os valores podem variar entre os 1.000 e os 30.000€, com prazos de 18 meses a 7 anos.
Todo o processo, desde o pedido até ao desembolso, demora apenas alguns minutos. Na aplicação, podemos gerir o nosso empréstimo a qualquer momento, alterar a data de reembolso mensal das prestações do empréstimo, reembolsar gratuitamente parte ou a totalidade do montante do empréstimo e consultar facilmente os extractos mensais. A taxa de juro será adaptada ao perfil de cada utilizador, variando entre 6,07% e cerca de 12% de taxa anual fixa (TAN) e entre 7,6% até 14,7% de taxa anual efectiva (TAEG). O empréstimo não tem qualquer custo de amortização, total ou parcial, nem despesas de abertura.
A mecânica do produto é bastante semelhante à dos empréstimos tradicionais: o dinheiro emprestado é depositado na conta do cliente após a aprovação, e o cliente reembolsa-o em extratos mensais do mesmo montante, incluindo capital e juros. No entanto, o produto da Revolut é inovador porque permite que os clientes escolham o dia de pagamento mais conveniente após o pagamento da primeira prestação, não existem comissões de amortização e todo o processo é 100% digital, sem necessidade de documentos físicos, se o cliente optar pelo open banking. No total, desde o momento em que o cliente faz o pedido até ao momento em que pode ver o saldo da sua conta, todo o processo demora, pelo menos, 15 minutos.
Todos os consumidores interessados no serviço podem inscrever-se na lista de espera, disponível para a semana, e receberão um convite para solicitar o seu crédito pessoal assim que esta possibilidade estiver disponível.