Números sólidos para um dos melhores jogos de 2025.
Clair Obscur: Expedition 33 é uma das grandes pérolas do ano. Um jogo que chegou timidamente aos jogadores, com uma experiência narrativa emociona, única e, para muitos, até revolucionaria no que toca a jogos por turnos.
Para além da aclamação critica e surpreendente entre os jogadores, que usaram o “word of mouth” para convencer mais pessoas a jogar, Clair Obscur: Expedition 33 atingiu um novo marco de vendas, dos quais poucos jogos do seu calibre se podem gabar. Em entrevista ao canal francês Clips du lundi, a equipa da Sandfall Interactive revelou que o seu jogo já ultrapassou as 4.4 milhões de unidades vendidas, desde o seu lançamento a 24 de abril.
O progresso comercial de Clair Obscur: Expedition 33 foi conhecido a cada milhão vendido. O primeiro aconteceu logo nos primeiros dias três de lançamento, um feito particularmente impressionante, uma vez que dizia respeito a todas as versões do jogo e dado que foi um lançamento de estreia no Xbox Game Pass para consola e PC, sugerido que a base de jogadores pode ter sido muito mais elevada. Os dois milhões de unidades vendidas, surgiu menos de duas semanas depois. Já os 3 milhões, ou melhor, 3.3 milhões de unidades vendidas, foram publicamente anunciadas 33 dias depois do lançamento – quase poético.
Disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, Clair Obscur: Expedition 33 é um jogo RPG de fantasia inspirado nas apostas nipónicas por turnos, que coloca os jogadores ao controlo de um grupo de jovens, numa missão de exploração para travar uma entidade misteriosa de matar o resto da população humana, ano após ano. Para além da sua história emocionante e cheia de reviravoltas, Clair Obscur: Expedition 33 é gabado pela sua surpreendentemente incrível banda sonora e pelo seu sistema de combate por turnos acessível e adaptado às sensibilidades modernas, com potencial para se tornar numa referência dentro do género. Algo que só futura produções poderão confirmar.