Obras no Túnel do Grilo estão na sua fase final.
A Infraestruturas de Portugal (IP) irá iniciar, na próxima segunda-feira, a reposição progressiva da circulação no Túnel do Grilo, em Lisboa. A normalidade total está prevista para o início de maio, altura em que serão levantados todos os condicionamentos de trânsito.
Segundo a empresa pública, a circulação nas quatro vias do sentido Sacavém–Algés será retomada no dia 21 de abril, enquanto o sentido oposto verá a reabertura completa no dia 29. Estes ajustamentos aplicam-se no período diurno, entre as 06h e as 22h, respondendo ao maior volume de tráfego. Durante a noite, entre as 22h e as 06h, decorrerão os trabalhos finais, que incluem pavimentação, instalação de sinalização e testes aos novos sistemas. Nessa fase, poderá haver supressão temporária de uma ou duas vias por sentido.
A intervenção, que decorre desde julho passado, integra uma empreitada de reabilitação e modernização avaliada em 14 milhões de euros. As obras abrangeram a substituição de sistemas de iluminação, ventilação, drenagem e combate a incêndios, bem como a aplicação de novo pavimento. O túnel foi ainda equipado com tecnologia para monitorização e segurança, como radares, câmaras de videovigilância, contadores de veículos e sensores de deteção de matérias perigosas.
Inaugurado em 1998, o Túnel do Grilo situa-se no troço Olival Basto–Sacavém do IC17/CRIL e é atravessado por mais de 115.000 veículos diariamente.