Circulação ferroviária do troço Malveira – Torres Vedras é retomada a 5 de janeiro

- Publicidade -

No entanto, o troço Mira Sintra-Meleças – Malveira continuará encerrado devido à gravidade dos danos identificados na estação de Meleças.

A circulação ferroviária no troço Malveira-Torres Vedras da Linha do Oeste será retomada a 5 de janeiro de 2025, estando os trabalhos de modernização na fase final. A reabertura surge após meses de intervenções complexas, iniciadas em abril, quando foi suspensa a circulação ferroviária entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras para possibilitar obras de grande envergadura, incluindo no túnel da Sapataria.

O túnel foi alvo de uma intervenção que incluiu a reabilitação estrutural, o reforço da sua segurança e o aumento da altura interna, essencial para a instalação da catenária que alimentará os comboios elétricos. Estas operações foram concluídas em novembro, representando um marco importante no processo de modernização.

Ao longo do troço Mira Sintra-Meleças – Torres Vedras, grande parte das obras encontra-se já concluída, com a Infraestruturas de Portugal (IP) a realizar inspeções rigorosas para garantir a conformidade da infraestrutura. Contudo, durante estas verificações, foi detetada vandalização em vários pontos, com furtos de materiais que afectam os sistemas de sinalização e alimentação elétrica. Estes atos comprometem equipamentos críticos, como os sistemas de segurança nas passagens de nível.

A IP mantém-se focada em reparar os danos causados por furtos e vandalismo, assegurando que o serviço ferroviário seja retomado em condições de segurança e operacionalidade. Os trabalhos de reposição dos cabos de sinalização nas passagens de nível deverão estar concluídos até ao final do mês, permitindo a reabertura do troço Malveira-Torres Vedras no início de janeiro. A coordenação entre a IP e a CP – Comboios de Portugal já definiu o regresso do serviço comercial de passageiros para esta data.

No entanto, o troço Mira Sintra-Meleças – Malveira continuará encerrado devido à gravidade dos danos identificados na estação de Meleças. Prevê-se que este segmento seja reaberto durante o mês de fevereiro. Até lá, para mitigar os impactos desta interrupção, continuarão disponíveis transportes rodoviários alternativos para os passageiros da Linha do Oeste.

Foto: IP – Infraestruturas de Portugal

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados