O LeiriaShopping deixa de ter cidade, mas os habitantes continuam a ter disponíveis o CinemaCity e os teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco.
A Cineplace encerrou as salas de cinema que explorava no LeiriaShopping, confirmou esta sexta-feira a administração do centro comercial, pondo fim a mais de uma década de exibição regular naquele espaço.
O encerramento ocorre cerca de duas semanas depois de a Cineplace ter fechado os cinemas que operava nos centros comerciais da Guarda e das Caldas da Rainha, no âmbito de um Plano Especial de Revitalização. Nessas duas cidades, a decisão levou à paragem total de oito salas, deixando ambas sem cinema comercial regular. Em Leiria, ficam agora inativas sete salas, exploradas pela Cineplace desde 2010.
A gestão do LeiriaShopping garante estar a acompanhar a situação, trabalhando na procura de uma solução que permita manter uma oferta cultural diversificada para a cidade e para os visitantes do centro comercial. Uma situação bastante lamentável tendo em conta que, em novembro de 2025, o centro comercial apresentou oficialmente a renovação do seu interior, achada e sistemas de iluminação com investimento de 7 milhões de euros.
Apesar do fecho, a cidade continua a dispor de alternativas de exibição cinematográfica, nomeadamente no complexo CinemaCity e nos teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco, que mantêm programação regular.
Segundo os dados mais recentes do Instituto do Cinema e do Audiovisual, em 2025 a Cineplace explorava 62 salas de cinema distribuídas por 12 complexos em Portugal, sendo a segunda maior exibidora no país, atrás da NOS Lusomundo Cinemas. Ainda assim, ao longo desse ano, a empresa encerrou vários espaços, incluindo cinemas em Portimão, no Algarve Shopping, na Guia, no Madeira Shopping, no Funchal, e no Rio Sul Shopping, no Seixal.
Entretanto, a Inspeção-Geral das Actividades Culturais revelou que o Ministério da Cultura autorizou a desafetação de atividade das salas do Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo, a pedido dos proprietários do centro comercial. Encontrava-se igualmente em análise um pedido para a alteração da afetação de seis salas do complexo Cineplace no centro comercial Nova Arcada, em Braga.
