Crise nos cinemas: Cineplace encerra salas na Guarda e nas Caldas da Rainha

- Publicidade -

A Cineplace encerrou as salas que operava nos centros comerciais La Vie da Guarda e das Caldas da Rainha, deixando ambas as cidades sem cinema regular.

A exibidora Cineplace decidiu encerrar as salas de cinema que operava nos centros comerciais La Vie, na Guarda e nas Caldas da Rainha, deixando ambas as cidades sem oferta regular de exibição cinematográfica.

De acordo com a Lusa, a decisão surge no âmbito de um Plano Especial de Revitalização (PER) apresentado pela própria empresa, que aponta para dificuldades em garantir um fluxo mínimo constante de espectadores, algo que se tornou cada vez mais difícil nos últimos anos. Com o término do contrato de exploração, as administrações dos centros comerciais estão a avaliar novas opções para os espaços, mas ainda não há indicações concretas sobre o futuro das salas.

O encerramento destas unidades integra um contexto mais amplo de reconfiguração do mercado de cinema em Portugal. Nos últimos meses, várias salas em diferentes regiões do país fecharam, incluindo complexos da Cineplace em Portimão, Guia, Funchal e Seixal, e da NOS Lusomundo Cinemas no Porto, Faro, Viseu e Lisboa. Até o maior multiplex do país, no Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, viu 9 das suas 20 salas desafetadas, justificando-se a medida com questões de viabilidade económica.

O panorama revela uma crise estrutural do setor, agravada desde a pandemia, com o número de espectadores a cair drasticamente e muitas salas a operarem com dificuldades financeiras. Em Viseu, por exemplo, dos três cinemas existentes até 2024, apenas dois mantinham atividades regulares, e muitas localidades continuam sem oferta de cinema.

A Cineplace, pertencente ao Grupo Orient, do Brasil, está presente em Portugal desde 2013 e assumiu cinemas anteriormente geridos pela Socorama, que entrou em insolvência. No entanto, as alterações na propriedade dos centros comerciais e as mudanças estratégicas dos atuais gestores têm colocado obstáculos adicionais à operação das salas. Até ao momento, não há confirmação sobre se as unidades da Guarda e das Caldas da Rainha irão reabrir, deixando o futuro da exibição cinematográfica nestas cidades em suspenso.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados